home

Colaboradoras do Diocesano lançam livro infantil

Da esq. p/ à dir.: Cássia Dias, Maria da Santidade Lopes e Eva Barros

O livro Brinco e aprendo com os contos infantis é o mais recente resultado de um projeto desenvolvido há três anos na Educação Infantil do Colégio Diocesano. A obra, que traz sugestões de atividades práticas e lúdicas baseadas em 20 contos infantis clássicos, é de autoria de três colaboradoras da instituição: Maria da Santidade Lopes, Eva Barros e Cássia Dias. O livro é direcionado a crianças de 2 e 3 anos de idade, mas mesmo alunos maiores, que possuam dificuldades no domínio de competências básicas, podem ser beneficiadas com o exemplar.

A obra se propõe a ser um auxílio para o desenvolvimento de habilidades afetivas, sociais, motoras e cognitivas nas crianças, além de promover um envolvimento delas com a leitura. Brinco e aprendo com os contos infantis vem acompanhado de um segundo livro com a sinopse das histórias que deram origem às atividades indicadas no primeiro. A ideia é que o material possibilite que os pais atuem como mediadores no processo de aprendizagem.

O projeto que inspirou a produção da obra é realizado nas turmas de Maternal I, na Educação Infantil do Diocesano. Intitulado A família conta e vivencia histórias, a execução do projeto tem mostrado “os avanços dessas crianças em relação ao interesse e o tempo de concentração para ouvir e contar histórias, a ampliação do repertório vocabular e a demonstração de prazer ao apreciar as páginas de um livro”, destacam as autoras.

Elas explicam que a obra reflete as ideias de vários estudiosos: Piaget, ao considerar a criança capaz de agir para aprender; de Vygotski, pois lança mão da interação social, por meio da mediação constante do adulto; e de Wallon, na proposição de vivências e situações significativas que estimulam o prazer de fazer e de aprender algo novo.
O livro é ilustrado por Maria Eduarda Salvino, que tem 9 anos e é aluna do 5º ano do Ensino Fundamental do Diocesano. Maria também ilustrou o livro O menino que não dormia sem ler, de Leila Dantas, além de vários trabalhos acadêmicos.

Conheça as autoras
Maria da Santidade Lopes é pedagoga, psicopedagoga e especialista em Avaliação do Processo de Ensino e Aprendizagem. É coordenadora pedagógica na Educação Infantil do Diocesano.
Eva Barros é pedagoga, especialista em Educação Infantil e em Alfabetização e Letramento. É coordenadora pedagógica adjunta na Educação Infantil do Diocesano.
Cássia Dias é psicóloga, psicopedagoga e especialista em Terapias Comportamentais. É psicóloga escolar na Educação Infantil do Diocesano.
Fonte: Colégio Diocesano (Teresina/PI)

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários