Colaborar e reconciliar: confira como foi o terceiro dia do Encontro da Província 2024

Na quarta-feira (24), terceiro dia do Encontro da Província 2024, os participantes refletiram, na oração da manhã, os atuais desafios para o trabalho em rede, a disponibilidade de cada um para atuar nessa dimensão e quais têm sido os passos concretos nesse caminho, quais as pistas objetivas da ação como “ajudadores” da missão de Cristo e quais são os reflexos da identidade do trabalho junto às juventudes.

Antes de dirigirem-se aos grupos de trabalhos, jesuítas e leigos foram provocados a reconhecer as suas faltas individuais e como corpo apostólico. E, deste modo, como essas questões os afastam do Pai, os levam a escolher um único caminho e a confiar no amor que Deus tem por cada um, a fim de buscar a reconciliação consigo mesmo, com as pessoas, com Ele e com a criação. O chamado fundamental do De Statu Societatis Iesu 2023 (DSS 2023) é a reconciliação, como o próprio título indica: Enviados a colaborar na reconciliação de todas as coisas em Cristo. Não só a reconciliação entre pessoas, mas de toda a Criação com o Criador. 

Após a plenária, o Pe. Jean Fábio Santana, SJ, secretário para a Justiça Socioambiental, fez o lançamento da quinta edição do Relatório da Província dos Jesuítas do Brasil, cujo tema é Colaborar com o cuidado da Casa Comum, uma das quatro Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus. “ O Padre Geral, ao fazer uma avaliação sobre a implementação da quarta Preferência Apostólica, constatou que muito pouco foi realizado nesse sentido. Então, ele solicitou um mapeamento das províncias, entre elas a do Brasil. A partir daí, nós tivemos a intuição e a inspiração de ampliar esse trabalho, construindo o relatório 2022-2023, para que desse modo pudéssemos também contribuir para esse exercício que foi solicitado pela Companhia Universa. Lançar o relatório no Encontro da Província é uma satisfação, primeiro porque é sempre uma alegria perceber essa possibilidade de olhar para o nosso trabalho e constatar que muitas obras das diferentes frentes apostólicas estão engajadas com a realidade, com o compromisso voltado para a promoção da justiça socioambiental no coração do nosso país”, disse.

À tarde, no eixo De Statu Societatis, foram trabalhados os capítulos 4, 5 e 6, mais especificamente as tensões em nossa vida-missão. Nos grupos de trabalho, a pergunta a ser respondida foi: Em que medida as formas de governo na Província dos Jesuítas do Brasil favorecem que sejam colaboradoras na implementação das Preferências Apostólicas Universais?. Finalizando o penúltimo dia do Encontro, no eixo Plano Apostólico e Plano Estratégico, foram apresentados os programas Nossa Vida-Missão, pelo sócio do provincial, Ir. Davidson Braga Santos, SJ, e pelo administrador provincial, Ir. Eudson Ramos, SJ, e Conexões Juventudes, pelo secretário para Juventudes e Vocações, Pe. Edson Tomé, SJ. Os jesuítas falecidos também foram homenageados.

Na Eucaristia, presidida pelo provincial, Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ, o  Pe. Franklin Pereira, SJ, professor no Departamento de Teologia da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje), professou os seus últimos votos. Ao final, aconteceu um jantar de confraternização.

Compartilhe

Últimas notícias