home

Colégio Anchieta, de Nova Friburgo, celebra 130 anos

O Colégio Anchieta, de Nova Friburgo (RJ), completou 130 anos de fundação no último dia 12 de abril. Para celebrar a data, o provincial dos jesuítas do Brasil, padre João Renato Eidt, celebrou uma Missa Solene, que contou com a presença de jesuítas e da comunidade educativa.

Antes da cerimônia, o Setor de Artes apresentou uma montagem documental, que relembrou os fatos que marcaram a fundação e os primeiros passos do Colégio Anchieta, ressaltando os laços da instituição com a cidade de Nova Friburgo (RJ). Na ocasião, o padre jesuíta Luiz Yabar, que atuou na instituição no início do século XX, professores e ex-alunos foram homenageados.

Como parte das celebrações de seus 130 anos, o Colégio Anchieta ainda inaugurou, no dia 11 de abril, seu Corredor Histórico, um conjunto de ambientes que faz um resgate de alguns espaços da instituição.

Localizado no terceiro andar do prédio principal do Colégio Anchieta, o Corredor Histórico abriga os seguintes ambientes: a tradicional Biblioteca de Filosofia, que possui em seu acervo livros antigos e raros; uma exposição de documentos da vida escolar de alunos ilustres, como do escritor Carlos Drummond de Andrade; uma Sala de Aula Retrô, com carteiras antigas de madeira; e uma Sala de Música que reúne, além de instrumentos, um grande acervo em disco de vinil.

A Capela Mater Pietatis, em marchetaria, que foi recuperada, é outro ambiente do Corredor Histórico. Além disso, há a Sala Nobre de Reuniões, que encanta a todos pelo trabalho em madeira, e o quarto do padre Luiz Yabar, que foi reitor de vários colégios jesuítas.

“O Colégio Anchieta prepara alunos para o mundo, para a sua inserção na sociedade. Esse é o sentido de toda Educação”

Padre Monnerat, diretor geral do Colégio Anchieta

Agora, os turistas e moradores da cidade de Nova Friburgo podem visitar o Colégio Anchieta, pois o Corredor Histórico ficará aberto à visitação do público. “A ideia sempre foi abrir o colégio para a cidade. Nós nos preparamos para receber visitantes que possam se maravilhar conosco e conhecer de perto a nossa história. O Colégio Anchieta prepara alunos para o mundo, para a sua inserção na sociedade. Esse é o sentido de toda Educação. Nesse momento, temos uma força – não apenas simbólica – de abrir o Colégio para a cidade, mas também uma maneira de expressar muito concretamente a nossa missão”, comenta o padre Luiz Antonio de Araújo Monnerat, diretor geral da instituição.

Clique aqui e confira a matéria sobre o Corredor Histórico, produzida pela TV Zoom.

História

Fundado em 12 de abril de 1886, o Colégio Anchieta, de Nova Friburgo (RJ), iniciou suas atividades com apenas sete alunos. Hoje, são mais de 1.500 estudantes, na Educação Básica e nos Cursos Livres. Uma história que se confunde com a da própria cidade.

 

Fonte| Colégio Anchieta, de Nova Friburgo (RJ)

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários