home

Colégio dos Jesuítas promove projeto sobre refugiados

Os alunos da 1ª série do Ensino Médio do Colégio dos Jesuítas, em Juiz de Fora (MG), participam, desde maio, de um trabalho de conscientização humanitária proposto pelas professoras de espanhol Dayana Faria e Katharinne Vásquez. O projeto, apoiado por professores de outras disciplinas, envolve o drama dos refugiados: vítimas de guerras, conflitos e perseguições individuais, a maior parte em seus próprios países.

Motivados pelo projeto Estamos juntos con los Refugiados (Estamos Juntos com os Refugiados), os estudantes pesquisaram no Laboratório de Informática do Colégio sobre as condições em que se encontram os refugiados e os motivos pelos quais tiveram que deixar seus países de origem. Em seguida, organizados em grupos, produziram vídeos, apresentações de slides e capas de jornais, compartilhando, em espanhol, o que aprenderam em relação aos temas: Refugiados no Brasil, Jovens refugiados, Refugiados sírios, Refugiados latino-americanos, Refugiados africanos, Campos de refugiados e Mulheres refugiadas.

“A melhora da competência linguística foi um fator fundamental durante todo o desenvolvimento do projeto: toda a informação necessária para a execução do projeto transcorreu em espanhol. A comunicação com as professoras e os projetos oral e escrito também aconteceram em língua espanhola”, partilharam as educadoras, em espanhol, em conformidade com a proposta.

A partir da sensibilização nas aulas de Espanhol, foi criado um Comitê em prol dos Refugiados, formado por alunos de todas as turmas da série, com o objetivo de liderar um trabalho em solidariedade a refugiados que chegam ao Brasil, buscando um modo digno de viver fora de seu país.

A Companhia de Jesus e os Refugiados

A Companhia de Jesus presta assistência a refugiados em mais de 50 países, por meio do Serviço Jesuíta aos Refugiados (SJR), organização católica internacional fundada em 1980. Em 2014, o Prêmio da Paz de Pax Christi Internacional foi atribuído ao SJR Síria, por sua dedicação em oferecer ajuda de emergência aos sírios, desde o início da guerra, em 2011.

Em sintonia com a atuação da Ordem religiosa nos vários continentes, integrantes do Comitê em prol dos Refugiados, do Colégio dos Jesuítas, participaram de um concurso de vídeos breves (até 15 segundos) promovido pela Federação Latino-americana de Colégios da Companhia de Jesus (FLACSI), com o tema Somos Hermanos de los Refugiados (Somos Irmãos dos Refugiados), gravando, em espanhol, um rap demonstrando apoio e solidariedade aos milhares de refugiados em todo o mundo.

O informativo Em Companhia, em sua 31ª edição, abordou a temática dos refugiados e exemplificou como a Companhia de Jesus auxilia as milhões de pessoas forçadas a recomeçar a vida em outro país. Leia o especial aqui.

Fonte: Colégio dos Jesuítas (Juiz de Fora/MG)

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários