No dia 25 de março, o Colégio Loyola, de Belo Horizonte (MG), completou 80 anos de fundação. Ao longo desses anos, milhares de pessoas ajudaram a dar forma e sentido ao sonho de jesuítas visionários que, em 1943, lançaram a pedra fundamental do Colégio: professores, colaboradores, crianças, jovens e suas famílias, padres, irmãos e estudantes jesuítas, todos deram de si para construir uma trajetória de sucesso, conquistas e realizações.
Duas celebrações marcaram a data. A primeira delas foi realizada no dia do aniversário, com a presença dos educadores, antigos estudantes, amigos de instituições educativas e da sociedade civil, que compareceram à missa presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Walmor Oliveira de Azevedo, e concelebrada por sacerdotes jesuítas de outras obras da Companhia de Jesus. A segunda celebração reuniu as famílias dos estudantes, no dia 27 de março, no Teatro Pe. Francisco Rigolin, no Colégio Loyola.
Em sua fala ao final da Missa comemorativa, o diretor-geral do Colégio Loyola, Pe. Mário Sündermann, SJ, destacou que o maior bem que a instituição teve e tem, ao longo das oito décadas, é a vida de cada criança e adolescente confiada ao colégio, em um processo de corresponsabilidade pela formação e pela educação. “Os pais e as mães que entregam os filhos aos nossos princípios e tradição são parceiros inestimáveis. Os colaboradores desta casa, em seus mais diversos níveis, desde a equipe pedagógica que lida diariamente com os estudantes até os profissionais de apoio, nas mais diversas áreas, são educadores que fazem viva a tradição do Loyola. Os amigos do Colégio, os familiares dos estudantes, nossa vizinhança e todos aqueles que fazem parte da vida do Loyola são companheiros valiosos em nossa missão de educar”, completou.
Uma série de atividades está programada para marcar as comemorações dos 80 anos. Em fevereiro, foi realizado o Dia de Formação Inaciana para colaboradores, e inaugurada a Exposição histórica interativa, que poderá ser visitada até o mês de julho. No dia 10 de abril, será celebrada a Missa de Páscoa e, em maio, será realizado um ciclo de debates para estudantes, famílias e colaboradores. Em junho, a tradicional festa junina promete reunir milhares de pessoas e, fechando o semestre, será realizada a olimpíada. O segundo semestre terá início com a Semana Inaciana, seguida do Olhar peregrino, quando estudantes visitarão instituições parceiras para conhecer o trabalho social desenvolvido. Depois, pintarão imagens nos muros do Loyola, com temas relacionados aos valores humanos e cristãos percebidos nas instituições visitadas. Em novembro, a já tradicional Semana da Cultura movimentará o colégio, com produções interdisciplinares de todas as turmas, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Por fim, em dezembro, uma grande festa reunirá todos os colaboradores, no estádio do Mineirão, importante símbolo da história de Belo Horizonte.