Em junho, o Colégio Loyola realizou a 1ª Jornada do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SQGE), que reuniu colaboradores e representantes de famílias e estudantes. O primeiro momento, dos três dias de trabalho, caracterizou-se pela apresentação e aproximação da equipe diretiva e de lideranças estratégicas da metodologia desenvolvida e proposta pela Federação Latino-Americana de Colégios da Companhia de Jesus (FLACSI).
O primeiro dia foi conduzido pelo profissional de apoio Gustavo Cuadra, com as facilitadoras da FLACSI, Juliana Heleno e Isabel Tremarin, que trabalharão com as equipes internas responsáveis pela avaliação de cada um dos âmbitos do SQGE: Pedagógico-curricular; Clima escolar; Organização, estrutura e recursos; e Família e comunidade.
O diretor geral do Colégio Loyola, Juliano Oliveira, fez a abertura do encontro destacando ser a entrada no Sistema de Qualidade na Gestão Escolar um passo a mais no histórico da caminhada do Loyola em busca da melhoria escolar, tendo em vista os processos múltiplos vivenciados pelo Colégio nos últimos anos. “Decidimos entrar agora no SQGE por acreditar que a escola está mais madura em seu senso de pertença e reconhecimento como rede, e, por isso, mais alinhada aos movimentos dos demais colégios, da Rede Jesuíta de Educação – RJE e da FLACSI”, explicou. Juliano acredita que a concomitante consolidação do planejamento estratégico da RJE subsidiará o Loyola na construção dos projetos de melhoria internos.
Usando uma dinâmica de questionamento para provocar a reflexão, Gustavo, profissional de apoio da FLACSI, introduziu os fundamentos, etapas e papéis dos diferentes atores do processo, bem como o método e resultados a alcançar. Ele deixou claro que a proposta do SQGE não é a avaliação de pessoas, mas de processos. “Trata-se de olhar a prática e ver coisas que não se vê no dia a dia”, esclareceu.
Gustavo ainda ressaltou que “tudo que fizermos nos deve levar a melhorar a qualidade do nosso trabalho. A reflexão crítica deve levar a uma ação. E o nosso trabalho deve fazer com que nossos alunos aprendam mais e melhor, em coerência com um projeto inaciano”. Ele afirmou que essa melhoria na aprendizagem não é propriedade apenas do professor, nem dos gestores, mas de todos.
Sistema de Qualidade na Gestão Escolar
O Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SQGE) é uma estratégia de trabalho em rede para avaliação e melhoria das práticas institucionais de um centro educativo da Companhia de Jesus. Por meio dele, a escola se insere em um ciclo contínuo de reflexão sobre seus resultados, definindo metas e ações que impactem positivamente a aprendizagem dos estudantes.
O SQGE propõe que cada unidade confronte sua própria realidade, tendo em vista a eficácia escolar, refletindo sobre sua contribuição para que os alunos aprendam mais e melhor, em conformidade com a identidade inaciana. O objetivo é gerar uma cultura contínua de autoavaliação e melhoria.
Fonte: Colégio Loyola (Belo Horizonte/MG)