A Semana da Consciência Negra no Colégio Loyola, em Belo Horizonte (BH), realizada de 17 a 23 de novembro, promoveu reflexões profundas e celebrações da cultura afro-brasileira. Estudantes e educadores participaram de rodas de conversa, apresentações artísticas e atividades pedagógicas que valorizaram identidades, histórias e contribuições da população negra. Entre as iniciativas, destaque para a proposta interdisciplinar das disciplinas de Sociologia e Química sobre cabelo e racismo, além da conversa com o ex-aluno e vereador Helton Junior, que discutiu cidadania, políticas raciais e sua trajetória pessoal.
No Ensino Médio, os estudantes se envolveram em projetos interdisciplinares que integraram Sociologia, História, Literatura, Espanhol e o Laboratório de Química, dialogando com obras como Memórias de Marta, de Júlia Lopes de Almeida, e Principia, de Emicida. As discussões abordaram colonialidade, desigualdades e questões raciais, ampliadas com referências de pensadores como Lélia Gonzalez, Sueli Carneiro, Ailton Krenak e Nego Bispo. Na disciplina de Espanhol, as turmas exploraram a presença da cultura negra na América Latina e degustaram cocada, doce tradicional afro-latino-americano.
Outros projetos, como Colonialidade e Contemporaneidade, aprofundaram a análise das heranças coloniais no Brasil, com produções de murais, mapas e infográficos que apontaram caminhos de resistência e transformação. Momentos formativos, como a Pausa Inaciana, convidaram os estudantes a refletir sobre o racismo e ações de enfrentamento, enquanto as turmas do 5º ano transformaram as aprendizagens em arte, criando um rap antirracista que uniu consciência, expressão e compromisso coletivo.



