Os educadores das equipes de zeladoria, segurança e manutenção do Colégio Medianeira participaram de um grupo de estudos a respeito do Projeto Educativo Comum (PEC), em junho. O documento base da Rede Jesuíta de Educação (RJE) norteia as instituições de ensino da Companhia de Jesus no Brasil. A inciativa faz parte do projeto de formação e capacitação dos educadores.
Muito mais que uma problematização institucional, o grupo discutiu temas referentes de conhecimento geral e técnico. O encontro teve a participação da equipe do setor administrativo, que colaborou no debate e na interação com os temas abordados nas quatro dimensões: curricular, organização, clima institucional e familiar.
Segundo Gilberto Vieira, diretor administrativo do Medianeira, os trabalhos compreenderam também a contextualização histórica da Companhia de Jesus e os documentos criados pelos jesuítas ao longo dos anos. “Quando chegamos ao PEC discutimos o porquê e como ele foi escrito, como e onde está sendo implantando”, explica Vieira.
“O estudo mostra que eu sou coparticipante e tenho uma função importante no processo de educação dos estudantes.”
Jean Darlean
Para Jean Darlean, que participou do momento de imersão, o estudo do PEC ajudou os educadores a compreenderem sua importância dentro do Colégio, criando o sentimento de adesão e pertencimento à comunidade educativa. “O estudo mostra que eu sou coparticipante e tenho uma função importante no processo de educação dos estudantes.” E completa: “A educação não está apenas dentro da sala de aula.”
Ao colocar as equipes da coordenação comunitária e do administrativo para trabalhar em conjunto, o Colégio Medianeira materializa o ensinamento deixado pelo padre Pedro Arrupe de que “somos mais quando nos abrimos aos demais”.
De acordo com Vieira, os educadores formaram duplas e puderam explicar sua própria compreensão a respeito de temas e abordagens do PEC. “Foi um momento muito rico de partilha. Isso significa que conseguimos ter contato com quase 60% do documento com esse grupo”, comentou.
Ao fomentar a capacitação de seus educadores, o Medianeira evidencia sua preocupação com uma educação de qualidade e plural, pautada na justiça social e no olhar fraterno, sempre em busca de educar os estudantes para a vida e para o trabalho. Nesse sentido, o colégio reforça o empenho de formar sujeitos competentes, conscientes, compassivos e comprometidos.
Fonte: Colégio Medianeira (Curitiba/PR)