“Chegamos a esta Bahia a 29 dias do mês de Março de 1549. Andamos na viagem oito semanas.” (Carta do padre Manoel da Nóbrega ao padre Mestre Simão Rodrigues de Azevedo, Provincial de Portugal, em 1549).
Para celebrar a data dos 470 anos da chegada dos primeiros jesuítas ao Brasil, o Colégio Santo Inácio promoveu, no dia 29 de março, a inauguração do seu Memorial na Casa Joppert, ao lado da escola, no bairro de Botafogo (Rio de Janeiro/RJ). O espaço é dedicado à memória de seus antigos alunos e de suas histórias, retratados em medalhas, fotografias, imagens e objetos.
O diretor geral do Colégio Santo Inácio, padre Ponciano Petri, explicou a criação do Memorial e como estimulará os princípios inacianos de educação. “A importância do Memorial se dá num tempo histórico muito importante para a Companhia de Jesus Universal. […] este Memorial, em conexão com toda a comunidade dos jesuítas no Brasil, é um espaço onde a Companhia de Jesus também faz memória da sua missão, da sua missão no campo educativo, e traz para a atualidade a importância de se fazer memória do trabalho realizado”.
O Memorial ocupa três salas do térreo e duas salas do andar superior da Casa Joppert. O primeiro espaço é dedicado aos alunos desde a sua fundação, em 1903, até o ano do centenário, com exposição de fotos e objetos relativos às memórias das turmas do Colégio. Ainda no térreo, uma sala de aula foi equipada com mobiliário, fotografias, uniformes e objetos que vão desde 1914 até 2003. O terceiro ambiente é dedicado à arte sacra, como referência à espiritualidade da instituição. No andar superior, duas salas contam a história do Colégio por meio de uma linha do tempo composto por objetos e fotografias.
Professor de história da arte do Ensino Médio e curador do Memorial, Cesar Tovar falou que a ideia surgiu do então reitor, padre Luiz Antonio Monnerat, que projetava um ambiente de memória, por meio de materiais que a instituição possuía e doações de antigos alunos. “Este espaço é uma realização, é um filho que nasce e que precisa ser cuidado. É um local ainda a ser pensado, a ser construído, pois se espera que um museu seja sempre algo dinâmico e não apenas uma exposição temporária. Outras exposições virão, mais interativas, com vídeos e depoimentos, um acervo de história oral necessário para um colégio centenário como esse”, disse o professor.
História da Casa Joppert
Comprada em 1940 pelo Colégio Santo Inácio, o Palacete Eclético de Botafogo, conhecido como Casa Joppert, pertenceu à família Joppert. No local, funcionou a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) entre 1940 e 1955. Em meados da década de 1950, quando foi desocupada, a casa passou a sediar o curso primário do Colégio. Mais tarde, ocupou também a pré-escola, até a construção do prédio da Rua Eduardo Guinle, quando a casa passou a funcionar como administração até ser restaurada em 2014.
Em breve, o Memorial será aberto para visitação.
Fonte: Colégio Santo Inácio