No sábado, 1º de julho, o Colégio Santo Inácio, do Rio de Janeiro (RJ), completou 120 anos. As atividades especiais de aniversário iniciaram na sexta-feira, 30 de junho, com a distribuição de picolés e pipocas para os estudantes nos recreios.
Já no sábado, houve a Missa Solene em Ação de Graças, na Igreja Santo Inácio. O cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, O. Cist, presidiu a celebração eucarística, que teve a presença do reitor, Pe. Adilson Silva, SJ; do Provincial dos Jesuítas no Brasil, Pe. Mieczyslaw Smyda SJ; do prefeito da Igreja Santo Inácio, Pe. Leandro de Castro, SJ; do coordenador do Núcleo Apostólico do Rio de Janeiro, Nova Friburgo e Juiz de Fora, Pe. José Laércio de Lima, SJ, entre outros. Durante a missa, que teve transmissão ao vivo pela emissora Rede Vida, Dom Orani destacou a importância do Apostolado Educativo do CSI para a cidade do Rio de Janeiro em mais de um século de história. Ele também falou sobre o trabalho de formação integral realizado com os nossos alunos, que faz a diferença de forma positiva em um mundo que tanto precisa. No final da celebração eucarística, os presentes ganharam um chocolate personalizado com a temática dos 120 anos do Colégio.
Dando continuidade às comemorações, no domingo aconteceu a Missa da Comunidade Educativa. Durante a celebração eucarística, presidida pelo diretor-geral do Colégio Santo Inácio, Pe. Adilson Silva, SJ, o grupo de Crisma recebeu, após uma tarde de preparação e espiritualidade, o rito do Creio. Ao final da celebração, foi realizado um ato de consagração solene à Nossa Senhora das Vitórias.
As comemorações também se estenderam ao mundo digital. O CSI produziu e disponibilizou à comunidade educativa um pacote de stickers (figurinhas) que podem ser utilizados no WhatsApp, além de um filtro especial para os stories do Instagram. O efeito faz alusão ao Pátio do Sino, símbolo tradicional do Colégio, que está presente na memória de milhares de inacianos. O filtro pode ser acessado pelo link https://www.instagram.com/ar/1561813594638458.
Para obter os stickers, é preciso seguir o passo a passo:
1. Acesse o link https://sticker.ly/s/LY6HDV e clique em ‘Get Stickers’.
2. Você será direcionado para a loja de aplicativos do seu smartphone para baixar o aplicativo ‘Sticker.ly’. Faça o download.
3. Após a instalação do app, acesse novamente o link https://sticker.ly/s/LY6HDV para abrir o pacote com as figurinhas do CSI.
4. Em seguida, clique no botão ‘Adicionar ao WhatsApp’ e em ‘ok’ depois que o download for concluído.
5. Pronto! As figurinhas serão adicionadas automaticamente ao seu WhatsApp. Agora, basta acessar uma de suas conversas ou grupos, clicar no ícone dos stickers na parte inferior e começar a utilizá-las.
Um pouco de história
Desde o momento da fundação da cidade do Rio de Janeiro, os jesuítas estiveram presentes, ficando responsáveis pela primeira igreja da cidade, construída na praia, entre os morros Cara de Cão e Pão de Açúcar, e dedicada a São Sebastião. A primeira tentativa da Companhia de Jesus de estabelecer uma instituição de ensino na cidade data de 1567, com a abertura do Real Colégio de Jesus do Rio de Janeiro, no Morro do Castelo. O primeiro reitor da escola foi o Padre Manoel da Nóbrega, mas as atividades – voltadas principalmente para a catequese dos índios – cessaram em 1759, com a expulsão dos jesuítas do Brasil pelo governo de Portugal.
A Companhia de Jesus retornaria ao país em 1814, sem, no entanto, retomar o prédio no Morro do Castelo. De 1900 a 1902, na mesma casa onde viviam os padres, na Rua Senador Vergueiro, 35, no Flamengo, foi aberta uma pequena escola primária, que também preparava os meninos para a Primeira Comunhão.
Em julho de 1903, os padres se mudaram para o casarão da Rua São Clemente, 132, em Botafogo, onde começou a funcionar o Externato Santo Inácio, com apenas nove alunos e um professor, que os preparava para as provas de admissão ao Ginásio – equivalente à segunda fase do Ensino Fundamental. O padre Domingos de Meiss foi o primeiro reitor do Externato, que, dois anos mais tarde, já contava com 92 alunos. A procura excedeu as expectativas dos jesuítas – em 1909, já eram 267 jovens matriculados. No fim daquele ano, outras alas foram erguidas em torno do pátio, iniciando a construção do principal prédio do Colégio, imóvel tombado em 1990 devido a seu valor cultural e arquitetônico. O tombamento incluiu a casa vizinha, comprada da família Joppert, onde funcionou a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) entre 1940 e 1955.
Hoje, o Santo Inácio tem cerca de 4 mil alunos e se destaca entre as melhores instituições de ensino do país, não apenas pelos excelentes resultados em concursos de acesso às universidades. Inserida no compromisso com os preceitos inacianos está a formação integral dos alunos, que são incentivados a contribuir com projetos de evangelização e ação social. Entre essas ações, está a abertura, em 1968, dos cursos do turno da noite, voltado para jovens e adultos trabalhadores. Em 1979, devido à proximidade com a comunidade Santa Marta, o Colégio Santo Inácio levantou recursos para financiar a construção de creches e ambulatórios para o atendimento daquela população.
Fonte: Colégio Santo Inácio