Ir para o conteúdo

home

Instagram Facebook Youtube
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Serviço de Cuidado e Proteção
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Serviço de Cuidado e Proteção
  • Colaboração, Fé
    e Espiritualidade
  • Nossa
    Vida-Missão
  • Educação
  • Paróquias, Igrejas,
    Santuários e Capelanias
  • Justiça
    Socioambiental
  • Juventude
    e Vocações
  • Patrimônio
    Histórico e Cultural
  • Preferência
    Apostólica Amazônia
  • Colaboração, Fé
    e Espiritualidade
  • Nossa
    Vida-Missão
  • Educação
  • Paróquias, Igrejas,
    Santuários e Capelanias
  • Justiça
    Socioambiental
  • Juventude
    e Vocações
  • Patrimônio
    Histórico e Cultural
  • Preferência
    Apostólica Amazônia
  • Podcasts
  • Agenda

Colégio São Luís promove colóquio de psicanálise

  • Postado em: 5 de setembro de 2017

O Colégio São Luís realizou o I Colóquio Winnicott e a Educação, em parceria com o IBPW – Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnocttiana, no dia 19 de agosto. O evento teve como objetivo discutir aspectos da teoria do psicanalista e pediatra inglês Donald Winnicott, que envolvem o amadurecimento dos indivíduos.

A especialista Elsa Oliveira Dias, presidente do IBPW, abriu a conferência contextualizando de que modo Winnicott pode trazer contribuições ao campo educacional. Nas mesas-redondas que seguiram, as dificuldades de socialização e de aprendizagem foram associadas, entre outras coisas, a determinadas falhas no processo de amadurecimento.

Em relação ao desempenho escolar, seja na vertente das dificuldades de aprendizagem, seja na hipervalorização atual da performance do aluno, falou-se sobre a necessidade de vincular a preparação intelectual e informativa ao desenvolvimento integral da pessoa. Também foram propostas reflexões a respeito das condições para o desenvolvimento da capacidade para a inventividade e para a simbolização no ambiente escolar – ou seja, de um espaço para a criatividade.

O I Colóquio Winnicott e a Educação abordou ainda temas relativos à formação docente e buscou compreensão a casos que afligem as famílias e os educadores, como hiperatividade, mentiras e destrutividade entre as crianças e os jovens. Esta foi mais uma das ações que integram o calendário comemorativo dos 150 anos do Colégio São Luís.

Fonte: Colégio São Luís (São Paulo/SP)

Compartilhe

AnteriorAnteriorAlunos do Colégio Anchieta produzem curtas para concurso
PróximoExperiência MAGIS: Peregrinação 300 anos de AparecidaPróximo

Últimas notícias

Nota de pesar pelo falecimento do Pe. Valdivino Teixeira de Carvalho, SJ

Comunidade da Unicap celebra Missa de Natal em clima de despedida ao reitor Padre Pedro Rubens

Universidades jesuítas: promovendo uma missão compartilhada de transformação social

Comentários

  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas

Siga nossas redes sociais

Instagram Facebook Youtube

Jesuítas do Brasil © 2024 | Todos os direitos reservados