A psicomotricidade é o estudo da pessoa, através do movimento do seu corpo e de sua relação com o mundo interno e externo. O Colégio São Luís possui uma sala de 200 m² toda equipada com aparelhos e brinquedos com finalidades educacionais e de desenvolvimento motor, relacionados às experiências corporais, que auxiliam os pequenos a desenvolverem habilidades sensoriais, perceptivas, cognitivas e afetivas, lateralidade e equilíbrio; além da atenção e concentração necessárias à aprendizagem.
O objetivo é desenvolver a coordenação motora ampla (habilidade desempenhada com o corpo todo, buscando harmonia e controle de movimentos amplos) e fina (destreza para executar movimentos pequenos com os dedos das mãos e dos pés, de força mínima, mas precisos); Estimular o desenvolvimento psicomotor por meio de jogos e brincadeiras, vivenciar noções espaciais e temporais e perceber todas as partes do corpo, com ênfase nos órgãos dos sentidos. Sempre respeitando a individualidade de cada criança.
Andréia Toniolo conta que a prática da psicomotricidade no Colégio São Luís foi fundamental para que seu filho Fernando Henrique, de 3 anos, desenvolvesse o equilíbrio do corpo: “As aulas de psicomotricidade, que ele tem há um ano, ajudaram muito nas habilidades que envolvem o corpo. Fernando passou a ter mais segurança para experimentar brinquedos maiores, por exemplo, e ficou mais corajoso”. Ele participa das atividades do “Espaço e Movimento”, exclusivo para o trabalho de psicomotricidade e percepção, destinado a alunos do Ensino Infantil ao 1º ano do Ensino Fundamental e inaugurado no ano passado.
A coordenadora pedagógica do Maternal, Rilná Cavalcanti, explica que nessa fase da educação, a criança busca experiências em seu próprio corpo, formando conceitos e organizando o esquema corporal. A abordagem da Psicomotricidade permite a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio dele.
Equipada com túnel sensorial, circuito olímpico, parede de escalada, cama elástica, grande circuito e campo de futebol, o espaço permite aos alunos explorarem o corpo por meio de atividades como: correr, pular, rolar, equilibrar, distanciar, cair, entrar e sair, subir e descer, sentir, tocar, ouvir. “Fiquei impressionada com a qualidade e diversidade dos equipamentos, e com a variedade de atividades que podem ser desenvolvidas pelas crianças”, salienta Andréia mãe de Fernando.
Segundo a Coordenadora Pedagógica do Ensino Infantil, Eliane Marques, esse período tem uma importância essencial na estruturação do desenvolvimento psicomotor – pré-requisito fundamental para novas aprendizagens, como a leitura e escrita.
*Psicomotricidade – é a ciência que tem como objeto de estudo o homem por meio do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo, bem como suas possibilidades de perceber, atuar, interagir com o outro, com os objetos e consigo mesmo. Envolve três conhecimentos básicos: movimento, intelecto e afeto. (Sociedade Brasileira de Psicomotricidade)