home

Companhia de Jesus cria Associação Internacional de Universidades Jesuítas

Jesuítas assinaram a carta de constituição da Associação Internacional de Universidades Jesuítas – IAJU

Nesta quarta-feira (11), o Superior Geral da Companhia de Jesus, padre Arturo Sosa, e o secretário de Educação Superior, padre Michael J. Garanzini, assinaram a carta de constituição da Associação Internacional de Universidades Jesuítas – IAJU (sigla em inglês). A cerimônia aconteceu no Santuário de Loyola, em Azpeitia (Espanha), e faz parte da Assembleia Mundial das Universidades Jesuítas, que desde o dia 8 de julho, reúne na Universidade de Deusto, em Bilbao, 300 reitores e diretores de 220 instituições jesuítas de todo o mundo.

A carta, assinada também pelos representantes de cada uma das seis Conferências da Companhia de Jesus, inclui uma declaração de identidade que descreve a IAJU como “o órgão internacional de assessoria e coordenação do Secretariado da Educação Superior dos Jesuítas”.

No documento, consta que a IAJU tem como missão “contribuir para o progresso do apostolado de Educação Superior da Companhia de Jesus, por meio da aplicação de seus decretos e documentos, a fim de promover o desenvolvimento de um mundo mais justo e humano para a maior glória e honra de Deus”.

Os propósitos da nova Associação são: promover a reflexão coletiva sobre a missão; impulsionar a colaboração; representar seus membros em reuniões internacionais e colaborar com outros; contribuir para o desenvolvimento do ensino superior jesuíta e sua missão, por meio da promoção de projetos e programas. Além disso, deve apoiar a expansão do ensino superior jesuíta para os excluídos e os pobres.

A carta também apresenta detalhes sobre a Associação e as características básicas da Assembleia Geral e do Conselho de Diretores. Todos os membros institucionais serão representados em uma Assembleia Geral trienal da IAJU. A Assembleia é consultora da Companhia de Jesus e do Pe. Geral por meio da Secretaria de Educação Superior. O novo conselho da IAJU será formado por doze membros, dois de cada conferência – os primeiros membros foram escolhidos nesta quinta-feira (12), último dia do encontro. A previsão é que o Conselho de Diretores se reúna uma vez por ano.

 

Fonte: iaju.deusto.es/ Vatican News

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários