
No último sábado (30), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou a lista dos finalistas da 55ª edição dos Prêmios de Comunicação, que reconhecem produções comprometidas com os valores do Evangelho e a promoção da dignidade humana.
Este ano, a edição contou com 478 trabalhos inscritos, distribuídos entre rádio, televisão, imprensa, cinema, internet e produção acadêmica. Um diferencial importante foi inclusão do novo Prêmio São Carlo Acutis, dedicado a esforços de publicidade, design digital e identidade visual.
A seleção dos finalistas segue um rigoroso percurso: primeiro, um júri técnico formado por especialistas das Pontifícias Universidades Católicas brasileiras escolhe os três melhores projetos em cada categoria. Depois, um júri pastoral, composto por bispos da CNBB, analisa cada trabalho sob a ótica dos valores cristãos.
A Companhia de Jesus, por meio de suas diferentes frentes de atuação, figura entre os finalistas em quatro importantes categorias:
- Dom Helder Câmara (Sites, hot sites e revistas) – o site do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR Brasil) foi selecionado entre os três melhores projetos nesta categoria.
- Dom Luciano Mendes de Almeida (Internet, plataformas digitais) – o portal magisbrasil.org.br, da Rede Inaciana de Juventude (MAGIS Brasil), está entre os finalistas.
- São Carlo Acutis (Publicidade e design digital, identidade visual e peças gráficas) – o trabalho de Dimas Oliveira, SJ, com o título O Colóquio Interfaces, foi reconhecido como finalista nesta nova categoria Cultura News+3CNBB+3Cultura News+3.
- São Carlo Acutis (Campanhas e vídeos publicitários) – o vídeo publicitário intitulado Falta, também de Dimas Oliveira, SJ, concorre nesta subcategoria, demonstrando a força tanto visual quanto narrativa da produção jesuíta.
Essa presença em múltiplas categorias da premiação evidencia o empenho da Companhia de Jesus em reforçar a comunicação evangelizadora, explorando diferentes linguagens, desde plataformas digitais até estética visual inovadora, sempre com foco na transmissão da fé e da dignidade humana.
Os vencedores serão anunciados em 23 de novembro, data em que se celebra a festa de Cristo Rei, em um programa televisivo transmitido pelos canais católicos.
Por Ronnaldh Oliveira – Rádio Amar e Servir/Jesuítas Brasil



