home

Companhia de Jesus é tema de estudos na Ásia

O Centro de Investigação Histórica Xavier (XCHR), em Goa (Índia), iniciou um programa de estudos sobre a Companhia de Jesus na Ásia meridional com um congresso intitulado Para uma História dos Jesuítas na Ásia Meridional: período seguinte à Restauração. O evento foi inaugurado pelo provincial de Goa (Índia), padre Rosário Rocha, no dia 29 de junho. Cerca de 30 conferencistas, entre jesuítas e leigos, das quatro regiões administrativas da Ásia meridional, participaram do encontro.

Foram apresentadas 16 palestras cuja temática se estende do Nepal até Kerala, pondo em relevo o amplo compromisso dos jesuítas na Ásia meridional. Os arquivos da Companhia na Índia e em Roma (Itália); a violenta reação por parte dos Adivasi na Índia central, meridional e ocidental; a pesquisa em Botânica e Física; Educação, Arte e Arquitetura; atividades missionárias e sobre a fé, foram alguns do termas abordados.

Os debates e os diferentes diálogos favoreceram intercâmbios intelectuais e possíveis trabalhos em colaboração. Os participantes saíram satisfeitos ao descobrirem a herança multicultural jesuítica na Ásia meridional. Os trabalhos serão editados para sua publicação em 2018.

O Centro de Investigação Histórica Xavier demonstrou ser um contexto adequado para a Conferência. Pela infraestrutura do campus em um ambiente verde, limpo e tranquilo, criou-se a atmosfera adequada para intercâmbios intelectuais e sociais.

Seguindo as pegadas de Francisco Xavier, o Congresso encerrou-se com uma celebração eucarística no mausoléu do Santo, na Basílica do Bom Jesus, na histórica Antiga Goa.

O recém-inaugurado programa de Estudos sobre a Companhia de Jesus na Ásia meridional propôs ampliar as suas atividades, por meio de seminários, estudos, trabalhos de investigação e a publicação de artigos com uma ampla projeção mundial.

 

Fonte: OMPRESS-LA INDIA

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários