Estudantes do curso de Teologia da Unicap (Universidade Católica de Pernambuco) se reuniram, no dia 29 de março, para a tradicional meditação à via-sacra, experiência espiritual da Igreja durante o período da Quaresma.
Em parceria com o Instituto Humanitas Unicap, a atividade foi realizada na capela da universidade e buscou refletir os mistérios da morte e Ressurreição de Jesus à luz dos apelos trazidos pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) na Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema reflete a fraternidade e as políticas públicas.
Durante o encontro, os estudantes realizaram cânticos e meditações de passagens bíblicas que narram o caminho que levou o Senhor do Pretório de Pilatos até o monte Calvário. “A via-sacra nos permitiu, através do sofrimento de Cristo, meditar na dor dos pobres que sofrem com a falta de políticas públicas”, afirmou o estudante Rodrigo Silva, aluno do curso de Teologia.
A Campanha da Fraternidade deste ano nos convida a uma participação consciente e ativa nas políticas públicas, como melhor maneira de ouvir e atender as demandas e necessidades da população. Desta maneira, busca-se caminhar conforme convida Papa Francisco quando diz que “a Cruz de Jesus é a Palavra com que Deus respondeu ao mal do mundo.[…] A palavra da Cruz é também a resposta dos cristãos ao mal que continua a agir em nós e ao nosso redor. Os cristãos devem responder ao mal com o bem, tomando sobre si a cruz, como Jesus. […] Continuemos esta Via-Sacra na vida de todos os dias. Caminhemos juntos pela senda da Cruz, caminhemos levando no coração esta Palavra de amor e de perdão. Caminhemos esperando a Ressurreição de Jesus”.
Assim, a Unicap, juntamente com os estudantes e as ações pastorais realizadas pelo Instituto Humanitas, busca celebrar a tradição cristã, buscando refletir a realidade para, a partir dos valores humanísticos cristãos, buscar por um mundo mais justo e solidário.
Fonte: Unicap