home

Conheça as etapas do Plano de Candidatos à Companhia de Jesus

Pe. Jonas Caprini celebra missa de encerramento dos Exercícios Espirituais de Carnaval para Jovens, em Indaiatuba (SP). Na ocasião, os jovens que estão no Plano de Candidatos 2017 foram enviados em missão

O Plano de Candidatos é uma fase muito importante no processo de ingresso na Companhia de Jesus. Em 2017, os vocacionados participam de três etapas de convivência comum: Loyola, Montserrat e Manresa. O coordenador do Plano de Candidatos ao Noviciado da Província dos Jesuítas do Brasil (BRA) e diretor do Centro MAGIS Burnier (Brasília/DF), irmão Ubiratan de Oliveira Costa, conhecido como Bira, explica que nesses momentos são oferecidas ‘ferramentas’ que ajudam o candidato a ir trilhando, refletindo e confrontando consigo as motivações que o levaram a dar o primeiro passo em resposta ao chamado de Deus.

“Acredito que o nosso objetivo é ajudar o jovem inquieto vocacionalmente a crescer na consciência e na liberdade para responder ao chamado à vida religiosa na Companhia de Jesus”

Ir. Bira, coordenador do Plano de Candidatos ao Noviciado da Província BRA

“Acredito que o nosso objetivo é ajudar o jovem inquieto vocacionalmente a crescer na consciência e na liberdade para responder ao chamado à vida religiosa na Companhia de Jesus. O plano possibilita ao jovem a oportunidade de um discernimento vocacional para confirmar e decidir-se a pedir ingresso ou não na Ordem religiosa”, afirma. O jesuíta fala que cada etapa faz alusão a um momento da vida de Santo Inácio, o que mais marcou o seu itinerário de seguimento a Cristo. Ele acrescenta que o Plano de Candidatos ajuda o jovem a descobrir onde ele pode servir melhor e feliz. “Se for na Companhia de Jesus, ótimo, teremos jesuítas animados para continuar o projeto de Jesus Cristo. Se for em outro caminho, também ótimo, que possa ser boa pessoa na vocação a que responder”, acredita.

Esse ano, o Plano de Candidatos da Companhia de Jesus teve início com os Exercícios Espirituais de Carnaval, realizados na Casa de Retiros Vila Kostka, em Itaici (Indaiatuba/SP), em fevereiro. Após a experiência, o grupo de jovens seguiu para Santa Rita do Sapucaí (MG), onde participou, até o dia 23 de março, da convivência Loyola. Agora, os jovens foram destinados a algumas residências jesuíticas pelo Brasil para dar continuidade ao discernimento vocacional. “Na residência, o assistente é o responsável pelo candidato, podendo contar com outro jesuíta que seja o acompanhante espiritual e vocacional, sob a coordenação e sintonia com o coordenador do Plano de Candidatos”, ressalta Ir. Bira.

OS VOCACIONADOS

Em 2017, o grupo de vocacionados é bem diverso, pois os jovens vêm de várias partes do Brasil. Segundo Ir. Bira, “eles são maduros e participativos, animados e bem criativos, todos esses elementos são pontos que contribuem para o bom relacionamento e convivência”. O jesuíta ressalta também que os candidatos vieram de ricas experiências pastorais e de vida eclesial enraizada, além de ampla formação. “É uma turma participativa e de muita reflexão, curiosa e de ótimas colocações nas formações. A maior parte do grupo tem graduação e experiências no mundo acadêmico, jovem com mestrado em Ciências da Religião e outros com o técnico”, compartilha. Para Ir. Bira, são jovens de boa convivência, partilha e companheirismo. “Eles estão abertos ao novo e desejosos de mergulhar no mais íntimo para responder com mais clareza ao chamado do Cristo amigo”.

CONHECENDO AS ETAPAS

A Loyola, primeira etapa já vivenciada pelos jovens, teve como objetivo integrar o grupo de candidatos. Segundo Ir. Bira, essa fase colabora para o autoconhecimento, para a introdução à vida espiritual, para o conhecimento maior da vida de Inácio e para o reconhecimento dos motivos e motivações para a vida religiosa. Além disso, proporciona estudos da história da vida religiosa, da vocação do jesuíta irmão, da missão da Companhia de Jesus no Brasil, entre outros assuntos.

O jesuíta conta que os candidatos ainda tiveram bastante contato pastoral na Paróquia de Santa Rita. “Os jovens saiam dois a dois e passavam o fim de semana nas comunidades, convivendo com o povo, como já disse o Papa Francisco: ‘Sentindo o cheiro das ovelhas’. Durante a semana, por meio da parceria com a Educação Cristã da ETE FMC (Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa), os vocacionados tiveram contato com os alunos e organizaram atividades junto à pastoral da instituição”.

Ir. Bira conta que a novidade da experiência Loyola deste ano é que alguns jesuítas foram convidados para participar da vivência. “Com isso, os candidatos tiveram a oportunidade de ir conhecendo a diversidade e as particularidade dos membros da Companhia de Jesus. Em avaliação, a passagem dos jesuítas foi o ponto mais destacado positivamente pelos jovens”, partilha.

A segunda etapa do Plano de Candidatos é a Montserrat. Nessa experiência, os candidatos têm a oportunidade de conhecer o noviciado e a dinâmica da vida do noviço jesuíta. “Nesse período, são marcadas conversas com o mestre de noviços. Essa experiência, com duração de oito dias, acontece no segundo semestre (julho), em Feira de Santana (BA), no Noviciado Nossa Senhora da Graça”, explica o jesuíta.

A terceira etapa é a experiência Manresa, que tem início com os Exercícios Espirituais de oito dias. “Nesse momento, teremos as entrevistas com os jesuítas, as missões e a formação humana e espiritual. Essa etapa, que tem duração de um mês e acontece em Santa Rita do Sapucaí (MG), já é em vista do pedido de entrada ao Noviciado 2018”, finaliza.

 

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários