home

CPAL: A conversão de Inácio, muito bem, e a minha?

PALABRA DE LA CPAL

junho 2021

A conversão de Inácio,

muito bem, e a minha?

     As 12 Províncias têm três atividades planejadas em comum para comemorar este Ano Inaciano, além dos programas de cada Província.

     A primeira delas é a publicação quinzenal de um subsídio para orações pessoais e comunitárias sobre temas inacianos. As guias foram preparadas por 31 pessoas diferentes e lindamente editadas, tanto para o computador como para o celular, pela equipe de comunicação da CPAL. São acompanhadas também por um pequeno vídeo que visa motivar e provocar movimentos interiores para discernir por onde passa o Espírito na nossa oração. Convidamos você a utilizar estas guias, individual e coletivamente, nas mais diversas instituições.

     A segunda tem a ver com dois programas especiais denominados FABRO, o primeiro, e CLAVER, o segundo. Do Fundo Apostólico e da CPAL temos apoiado financeiramente o trabalho de promoção da experiência dos Exercícios Espirituais entre os colaboradores imediatos de nossas obras (o Programa FABRO) e entre as pessoas dos ambientes pobres em que realizamos nosso trabalho apostólico (Programa CLAVER). Em ambos programas é fundamental a participação económica do interessado e da instituição a que está vinculado (ou da Província), e o Fundo Apostólico CPAL financia até 40% ou 50% da experiência a realizar. Queremos colaborar e provocar a maior participação possível dos colaboradores em nossas obras apostólicas, por um lado; e de muitas pessoas pobres que nunca poderiam financiar três ou mais dias de retiro em um só lugar e com a companhia adequada. No ano passado, mais de 100 pessoas foram beneficiadas por esses dois programas. Convidamos você a ser criativo e generoso para compartilhar ‘tudo de melhor’ que temos como herança de Santo Inácio.

     A terceira atividade é a organização, no final de outubro, durante três dias (de 25 a 28), do Congresso Internacional de Exercícios Espirituais com o tema ´Da ferida a uma nova vida´, de forma virtual, coordenada a partir do Faculdade de Teologia da Universidade Javeriana, de Bogotá, e a cargo da CPAL. Além do Pe. Geral, María Clara Bingemer, Javier Meloni, Benjamín González e Francisco de Roux participarão como oradores principais, e uma série de fóruns e workshops serão realizados para nos ajudar a reconhecer, acolher e trabalhar em chave inaciana nossas próprias feridas e aquelas de nossa sociedade. Por ser um evento virtual, todos vocês poderão participar. As Províncias da CPAL ‘compraram’ vinte bolsas para serem distribuídas entre alguns Jesuítas e colaboradores interessados, mas sempre haverá espaço para mais inscrições. Nesta semana espera-se distribuir informação completa sobre o Congresso.

     Assumamos com lucidez o apelo que o Senhor nos dirige para fazer destas celebrações inacianas uma oportunidade para a nossa própria conversão, pessoal e institucional. Bênçãos!

Roberto Jaramillo, S.J.

Presidente CPAL

Para fazer download do documento, clique aqui.

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários