
O curso de extensão acadêmica Corredores Bioculturais, Ecologia Integral e Direitos da Natureza chegou ao seu sexto encontro na noite de 02 de outubro, com foco no bioma Pantanal. Mais de 120 participantes estiveram reunidos presencialmente, entre os 235 inscritos na formação.
A atividade é promovida pela Cátedra Laudato Si’ da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), em parceria com o Observatório de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (Olma), o Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental (FMCJS) e mais de 30 organizações da sociedade civil.
Com uma programação composta por dez encontros realizados entre agosto e outubro, a iniciativa propõe aprofundar a reflexão sobre os corredores bioculturais, a ecologia integral e os direitos da natureza, em diálogo direto com os desafios e potencialidades de cada bioma brasileiro. O curso está alinhado à Campanha da Fraternidade 2025, cujo tema central é a Ecologia Integral, reafirmando a visão de que “tudo está interligado”.
O curso também se conecta ao cenário internacional, especialmente à COP30, que será realizada em novembro, em Belém (PA). Nessa perspectiva, propõe-se a dar voz aos “gritos dos biomas” e contribuir com caminhos de incidência capazes de influenciar o debate global, articulando ciência, fé, justiça socioambiental e práticas comunitárias.
Com certificação de extensão universitária, o curso segue até 30 de outubro, quando será realizado o encontro final: Gritos dos Biomas com seus Povos à COP30: como incidir?, consolidando o compromisso com uma sociedade mais justa, sustentável e participativa.




