home

Cursos de Filosofia e Teologia da Unicap têm início

No dia 6 de fevereiro, uma missa marcou a abertura do semestre letivo dos cursos de Filosofia e Teologia da Unicap (Universidade Católica de Pernambuco). A capela da instituição ficou completamente lotada. Funcionários, professores, alunos e integrantes da comunidade jesuíta acompanharam a missa presidida pelo reitor padre Pedro Rubens Ferreira de Oliveira.

O jesuíta iniciou a missa apresentando os novos professores e os novos alunos que estavam iniciando os estudos, a maioria composta por seminaristas das sete dioceses de Pernambuco e uma do Piauí (Floriano). Durante as boas-vindas, ele falou da contribuição da Universidade na formação dos futuros padres. “Na Universidade, os futuros agentes pastorais têm a oportunidade de testemunhar e aprofundar o conhecimento da fé para se preparar melhor para a missão”.

Durante a homilia, padre Pedro falou sobre questionamentos a respeito da presença de Deus entre os seres humanos, a partir das escrituras de Salomão e Isaías, e como essas questões foram abordadas ao longo do tempo pelo judaísmo e cristianismo. Ele relacionou esses escritos com a formação dos alunos. “Temos que ter a lucidez que a formação é um processo longo, amplo e complexo. Primeiro, cada um de vocês trouxe valores culturais e familiares que são originários. Vão marcar vocês a vida toda. Segundo, a formação catequética, a comunidade que vocês participavam, a comunidade eclesial ou grupos que ajudaram a dar esse passo. Terceiro, a formação do seminário (não falo aqui em ordem de grandeza, mas de história). Essa contribuição da Universidade numa dimensão, que não preenche todas as dimensões, que é a formação acadêmica. Esses dois cursos podem ajudar a cada um de vocês a exercitarem um bom discernimento ou terem as ferramentas de um bom discernimento para o aprofundamento de uma vida espiritual diante do Senhor”.

“Esses dois cursos podem ajudar a cada um de vocês a exercitarem um bom discernimento […] para o aprofundamento de uma vida espiritual diante do Senhor”

Pe. Pedro Rubens, reitor da Unicap

Ao final, padre Pedro desejou um bom ano letivo a todos. “Que nós possamos ter um ano fecundo, estudos aprofundados e, assim, que possamos merecer o nome de seguidor de Jesus na trilha do evangelho”. Um tom de boas-vindas também marcou a fala do diretor do Centro de Teologia e Ciências Humanas e coordenador do curso de Filosofia, Prof. Dr. Danilo Vaz. “Que esse ano, em que a Universidade celebra 75 anos, seja repleto de sabedoria, de conhecimento e de alegria”.

Projeto Alumiar

Antes da bênção final, padre André Araújo convidou os presentes para participar do retorno do Projeto Alumiar. Às quartas-feiras, às 18h, a Capela ganhará uma iluminação especial de velas para a realização de orações guiadas. O projeto é inspirado na Comunidade de Taizé, na França.

 

 Fonte: Unicap (Recife/PE)

 

 

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários