home

“Dar aos jovens a sabedoria da tranquilidade e da oração”, diz Papa Francisco aos cardeais

 

foto
 
O Papa Francisco recebeu em audiência nesta sexta-feira, dia 15 de março, todo o Colégio Cardinalício. Foi saudado pelo Decano, Cardeal Angelo Sodano que utilizou a forma latina: Gratias agamus Domino Deo nostro (Damos graças ao Senhor Nosso Deus) para agradecer o novo pastor da Santa Igreja Católica. Apresentou a total disponibilidade de todos os cardeais para colaborarem com o Santo Padre estando, para o efeito, a sua completa disposição. 
 
“Tentaremos prestar um humilde contributo ao seu ministério petrino empenhando-nos a colocar em prática o convite do apóstolo Pedro à comunidade de Roma na sua Carta aos Romanos: Cada um aja segundo a graça recebida, colocando-a ao serviço uns dos outros, como bons administradores da multiforme graça de Deus… se um tem um ministério, exercite-o com a força que lhe confere Deus, por forma a que em tudo seja glorificado Deus por meio de Jesus Cristo”. 
 
No seu discurso o Papa Francisco começou por afirmar que todo o período vivido nos últimos tempos foi cheio de significado não só para o colégio cardinalício, mas também para todos os fieis e mesmo, segundo o Santo Padre, “para tantas pessoas que muito embora não comunguem da mesma fé, olham com respeito e admiração para a Igreja e para a Santa Sé”. 
 
O Papa Francisco recordou ainda Bento XVI, afirmando que “com o seu gesto corajoso e humilde o Papa Emérito lembrou-nos que é Cristo que guia a Igreja através do Espírito Santo. Desta forma, não podemos ceder ao pessimismo e ao desencorajamento”. Reforçou mesmo esta ideia com um apelo: “Irmãos, força! Metade de nós está na velhice; a velhice é, e gosto muito de o dizer assim – a sede da sabedoria da vida. Os velhos têm a sabedoria de ter caminhado na vida, como o velho Simião, a velha Ana no Templo. E precisamente aquela sabedoria fê-los reconhecer Jesus. Dêmos esta sabedoria aos jovens: como o bom vinho, que com os anos torna-se melhor, dêmos aos jovens a sabedoria da vida”.
 
A audiência terminou com os cumprimentos a cada um dos senhores cardeais não, sem antes, o Santo Padre ter confiado o seu ministério à intercessão da Virgem Maria, para que, debaixo do seu olhar maternal, possa caminhar na vontade do seu Filho Divino reforçando a unidade.
 
Fonte: Rádio Vaticana

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários