Entre os dias 03 e 13 de janeiro, uma comitiva da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) esteve na China para fortalecer laços acadêmicos e explorar novas parcerias. A viagem, organizada pelo Instituto Confucius PUC-Rio a convite da Hebei University, foi liderada pelo reitor da PUC-Rio, Pe. Anderson Antonio Pedroso, SJ, e contou com a participação de outros nove representantes, incluindo o presidente da Fundação Padre Leonel Franca, Pe. Roberto Barros Dias, SJ.
A delegação iniciou sua agenda na Hebei University e visitou empresas líderes em energias renováveis e veículos elétricos. Para Pe. Anderson, a experiência foi enriquecedora: “A visita foi excelente e muito produtiva. Compartilhamos desafios comuns e podemos encontrar soluções juntos em áreas como desenvolvimento humano, tecnológico e socioambiental”.
Entre os momentos marcantes, destacaram-se os encontros na Academia de Ciência e Tecnologia, em Pequim, onde os anfitriões demonstraram surpresa ao saber da administração jesuíta da PUC-Rio, estabelecendo conexões históricas com a tradição de Matteo Ricci, SJ. “O diretor da Academia ficou surpreso ao descobrir que a PUC-Rio é administrada pela Companhia de Jesus e nos guiou pessoalmente em uma visita ao Beijing Ancient Observatory, destacando as contribuições científicas dos jesuítas na China”, relatou Pe. Roberto.
Outro destaque foi a visita ao túmulo do missionário jesuíta Matteo Ricci, SJ, considerado fundador das modernas missões católicas na China. “Visitar esse lugar tão simbólico foi emocionante e inspirador, especialmente pela dificuldade de acesso. É um ponto alto para nós, jesuítas”, acrescentou Pe. Anderson.
A viagem também abriu espaço para negociações financeiras, projetos patrocinados e visitas a instituições de ponta. “Os avanços tecnológicos chineses são impressionantes. O futuro já chegou”, concluiu Pe. Anderson.
A missão reforça o compromisso da PUC-Rio com a colaboração global e a inovação, promovendo soluções conjuntas para desafios acadêmicos e socioambientais.
Texto com informações da PUC-Rio.