home

Delegada da Cpal compartilha impressões de sua visita a Manaus

A recente passagem de Carmen de los Ríos, delegada para o social da Conferência dos Provinciais da América Latina e do Caribe (Cpal), em Manaus (AM), entre os dias 18 e 20 de agosto, foi marcada por reuniões e encontros que destacaram o impacto positivo do Serviço Amazônico de Ação Reflexão e Educação Socioambiental (Sares) e demais obras na Preferência Apostólica Amazônia (Paam) para a promoção da justiça social e da solidariedade. 

A delegada acompanha a criação das redes sociopastorais da América Latina e do Caribe dos jesuítas, como: a rede de centros sociais, a rede de solidariedade e apostolado indígena, a rede jesuíta com migrantes, a rede Compartir e o grupo de gênero e igualdade da Cpal. “Além de ser companheira dessas obras nessas redes, meu papel é vinculá-las e incentivá-las a articular outras atividades entre si”, ressaltou Carmen, garantindo que busca fazer o mesmo em sua visita ao Brasil. 

Logo em sua chegada, Carmen teve a oportunidade de se reunir com representantes indígenas locais que participaram do curso de formação de Agentes Voluntários para Apoio às Lutas Indígenas no Município de Manaus, promovido pelo Sares, em conjunto com a Arquidiocese de Manaus, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), a Coordenação dos Povos Indígenas de Manaus e Entorno (Copime), a Pastoral Indigenista de Manaus (Piama), a Comissão da Ecologia Integral, as Franciscanas Missionárias de Maria (FMM) e o Observatório de Direito Socioambiental e de Direitos Humanos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). 

Ela expressou sua admiração pelo engajamento e inclusão presentes na ocasião inteiramente dedicada a entender e contribuir com a realidade dos povos originários em contexto urbano. “O comprometimento quanto às questões indígenas e a promoção da equidade são verdadeiramente inspiradoras”, compartilhou Carmen. Também reagiu ao saber dos cursos que o Sares promove no âmbito da justiça socioambiental e reforçou o importante trabalho de articulação que realiza. 

Ainda, durante sua estadia, Carmen interagiu com a Equipe Itinerante que trabalha na Amazônia e acompanha comunidades locais com suas necessidades específicas, além de contribuir diretamente nos eixos de articulação da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam) e na Conferência Latino-americana de Religiosos e Religiosas (Clar). “O trabalho da equipe itinerante é um exemplo notável de dedicação à causa. Eles estão fazendo a diferença nas vidas das pessoas, conectando e fortalecendo as comunidades”, enfatizou Carmen. 

A delegada para os centros sociais também aproveitou a oportunidade para ressaltar o compromisso das redes na Paam em promover a igualdade de gênero e empoderamento das mulheres. Ela destacou o papel fundamental de capacitação das mulheres para liderança e para a ação em suas comunidades como um modo de proceder da própria Companhia de Jesus, reforçada na 34ª Congregação Geral. 

Segundo a equipe do Sares, Carmen trouxe uma interessante reflexão sobre a possibilidade de haver uma representação das mulheres do Norte na Rede das Mulheres Latino-americanas. Sobre o propósito, os jesuítas latino-americanos, desde meados de 2019, mantém em suas províncias um espaço de análise e debate nesse sentido, com o objetivo de valorizar a contribuição indispensável das mulheres à Ordem, como voluntárias, trabalhadoras, missionárias, diretoras, etc. 

Carmen também elogiou o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR) em Manaus, onde teve discussões produtivas sobre as leis migratórias brasileiras. “Conversar com membros do Serviço Jesuíta de Migrantes foi esclarecedor. É crucial que essas leis sejam efetivamente aplicadas para garantir os direitos dos migrantes”, observou Carmen. 

No fim da visita, ela expressou profunda gratidão pela acolhida calorosa e pelos insights valiosos que obteve na sua estadia na capital amazonense. Suas observações destacam o papel vital das redes sociopastorais na transformação social, enfatizando que a colaboração e a solidariedade são os pilares para construir um futuro mais equitativo e justo para todos. 

Antes de vir para Manaus, Carmen já havia participado da reunião da Rede de Promoção e Justiça Socioambiental da Província dos Jesuítas do Brasil que ocorreu, entre os dias 15 e 18 de agosto, em Brasília (DF).

Fonte: Paam

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários