home

Diocesano Infantil promove projeto sobre os meios de comunicação

Com o objetivo de familiarizar as crianças com os meios de comunicação que existem ou existiram ao longo da história, o Colégio Diocesano Infantil promove o Projeto Comunicação. Durante duas semanas, as crianças do Maternal I ao Infantil II aprendem sobre os diversos meios de comunicação que as cercam por meio de atividades lúdicas e vivências desenvolvidas pelas professoras juntamente aos demais setores do colégio.

A coordenadora pedagógica do Maternal I ao Infantil I, professora Eva Barros, fala sobre a importância da iniciativa. “Percebemos que, muitas vezes, eles pegam em um livro, mas não assimilam aquilo como um meio. Essa noção de meio de comunicação está muito ligada à tecnologia para eles. Por isso, estamos fazendo todo o resgate histórico dos meios comunicacionais, familiarizando-os com as cartas, jornais, rádios, entre outros”, afirma.

Em um primeiro momento, as professoras desenvolvem, por meio de atividades lúdicas, a apresentação de cada um dos veículos de comunicação. As crianças têm acesso aos jornais e realizam a leitura de manchetes, escutam o rádio, mandam bilhetes, participam da vivência do carteiro – em que é feita a entrega de cartas – e têm contato com revistas.

Cada criança tem o seu meio de comunicação favorito. Segundo a pequena Isabela Cardoso, do Maternal II, o alto-falante é seu predileto uma vez que conseguem ouvir sua voz mesmo distante. Já a pequena Mariana Porto, também do Maternal II, tem o telefone como seu preferido. “Gosto de conversar. Com o telefone consigo falar com o papai e a mamãe”, conta.

Para as crianças dos segmentos maiores, como as do Infantil II e 1º ano do Ensino Fundamental, eles não só vivenciam o uso dos meios de comunicação como também fazem um confronto entre os do passado, do presente e do futuro. “A ideia é possibilitá-los a perceber a evolução desses meios e o seu uso consciente”, relata a coordenadora pedagógica do Infantil II ao 1º ano do Ensino Fundamental, Deborah Helany.

Em um segundo momento do projeto, as crianças participarão de vivências que envolvem os diversos setores do colégio. “Eles realizarão visitas aos setores como a mecanografia e o setor de comunicação, a fim de assimilarem como a comunicação está presente no seu dia a dia sem que percebam. Queremos mostrar como a comunicação é necessária”, conclui a coordenadora.

 

Fonte: Colégio Diocesano (Teresina/PI)

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários