Documento final da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo é publicado

No sábado (26), o Papa Francisco apresentou o Documento Final da segunda sessão da XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, destacando que o texto, aprovado em todos os seus 155 parágrafos, está oficialmente publicado e não será complementado por uma exortação apostólica. A decisão reflete o desejo do Pontífice de que o conteúdo inspire diretamente a vida da Igreja, permitindo que a fase de implementação se inicie sem demora. “O processo sinodal não se encerra com o término da Assembleia, mas inclui a fase de implementação”, afirmou, apontando para a necessidade de uma metodologia sinodal de consulta e discernimento nas ações diárias da Igreja.

Entre os pontos mais relevantes do Documento, há uma orientação para que os bispos promovam uma maior transparência e prestação de contas. Além disso, em continuidade com o trabalho realizado, o cardeal Víctor Manuel Fernández, prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé, informou que o Vaticano está desenvolvendo iniciativas para ampliar o espaço e a participação das mulheres nas estruturas eclesiais.

No discurso de encerramento, proferido na Sala Paulo VI, o Papa enfatizou que o Documento representa “o fruto de anos, pelo menos três, dedicados à escuta do Povo de Deus”, marcando o compromisso com uma Igreja verdadeiramente sinodal. Inspirado pelas referências bíblicas, o documento entrelaça a mensagem de conversão sinodal com os gestos e palavras do Senhor Ressuscitado, um chamado para que a Igreja seja testemunha do Evangelho, mais pela vida do que pelas palavras.

Saiba mais em: https://bit.ly/3CeXCRF
Acesse o Documento Final: https://bit.ly/4hql1zN

o)

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários