Em comemoração aos 20 anos do Projeto Horizonte, a Unicap (Universidade Católica de Pernambuco) promoverá o I Seminário sobre Educação e Inclusão Social, nos dias 23 e 24 de agosto. O evento será aberto com palestra sobre a Lei Brasileira de Inclusão, ministrada pelo professor do curso de Direito da Unicap e vice-presidente da Comissão Defesa da Pessoa com Deficiência da OAB/PE (Ordem dos Advogados do Brasil), Matheus Pereira. No segundo dia do evento, estão programadas palestras, exposições, oficinas e apresentações culturais.
O Projeto Horizonte, coordenado pela professora Tânia Nery, do curso de Pedagogia, consiste em educar, por meio do uso da tecnologia, crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizado e portadores de necessidades especiais, destacando-se os que têm Síndrome de Down e os autistas. Eles são atendidos gratuitamente no laboratório do projeto, com o intuito de inclui-los no meio social.
A produção textual com multimídias, exercícios lúdicos e de reestruturação da linguagem, pesquisas na internet e a alfabetização digital são as atividades desenvolvidas com as crianças dentro do laboratório do Projeto Horizonte.
Além de beneficiar crianças de comunidades carentes e alunos da Universidade, o laboratório do Projeto Horizonte oferece cursos com o propósito de fortalecer o processo de formação de educadores. Neles, professores da rede pública de ensino e alunos dos cursos de magistério – nível médio – aprendem a reconhecer a importância dos aspectos afetivos, sociais e cognitivos implícitos no processo de aprendizagem. Com a prática de formação continuada, eles aprimoram a capacidade de identificar o nível de desenvolvimento dos alunos e planejam adequadamente o uso do computador nas aulas.
Confira a programação completa no site: www.unicap.br
Fonte: Assessoria de Comunicação da Católica