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Educadores sociais de Fé e Alegria participam de encontro

Educadores sociais que atuam nos núcleos de Fé e Alegria, no Espírito Santo, se reuniram na Casa Legal, na cidade de Cariacica (ES), para participar do primeiro encontro de Formação Continuada para educadores Sociais. A proposta da formação, que será mensal, é contribuir para a qualificação e o desenvolvimento pedagógico dos educadores sociais, que atuam nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Fé e Alegria.

O encontro que reuniu mais de trinta educadores, na última sexta-feira (22/02), visa ajudar no desenvolvimento pedagógico dos educadores. “É um momento importante, que faz o educador refletir e se preparar melhor para o desenvolvimento do trabalho com os educandos”, afirma Elisonete Bezerra, pedagoga do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Nova Esperança, Cariacica.

O plano de formação será desenvolvido tendo como base três eixos: Formação Humana, Sócio Política e Pedagógica, envolvendo ainda diversos temas que serão trabalhados em cada encontro. Entre as abordagens, serão discutidos assuntos como: Direitos Humanos, Estatuto da Criança e do Adolescente, Cultura, Democracia e Participação Popular, entre outros. Como um dos processos de formação, será realizado, em julho de 2013, um Seminário com foco nas contribuições do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para a Educação Integral.

Segundo Manoela Souza Carmo, educadora social de capoeira do programa Projovem Adolescente de Cariacica, iniciativas como essa contribuem para o desenvolvimento do trabalho junto aos educandos. “É sempre importante participar de formações desse tipo, pois agrega conhecimento e faz a diferença no nosso trabalho como educador social”, afirma.

 

Trilhas do Saber

No Espírito Santo, por meio do Programa de Educação Comunitária, Fé e Alegria vêm desenvolvendo novas práticas pedagógicas junto às comunidades. Um exemplo desses trabalhos é o projeto ‘Trilhas do Saber’, que tem como principal objetivo a permanente qualificação do trabalho socioeducativo desenvolvido pela instituição junto a crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade pessoal e social, buscando tornar o processo educativo mais atraente e participativo.

“O projeto ‘Trilhas do Saber’ é resultado de uma das ações de novas práticas pedagógicas, desenvolvidos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos”, conta Rosineia Soares, pedagoga do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Jardim Carapina, no município de Serra (ES).

Fonte: Fé e Alegria (ES)

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