A história de Dorisneide Duity de Souza Xerente, educanda do Centro Educacional Fé e Alegria Frei Antônio, em Tocantínia (TO), é um exemplo do poder transformador da educação. Aos 15 anos, a jovem indígena do povo Xerente conquistou o primeiro lugar no concurso internacional Narrar para Transformar, promovido pela Federação Internacional de Fé e Alegria como parte das celebrações pelos 70 anos do movimento no mundo.
O concurso, realizado por meio da Iniciativa de Juventudes, convidou jovens dos 22 países onde Fé e Alegria atua a compartilharem, em contos ou fotografias, como a educação despertou neles uma centelha de mudança pessoal ou coletiva. Entre as 15 redações enviadas pelo Brasil, o conto de Dorisneide, intitulado Uma Acolhida Inesquecível, atravessou fronteiras e emocionou leitores de diferentes países.
Na narrativa, a estudante descreve com sensibilidade seu primeiro dia de aula em uma escola da cidade, revelando sentimentos de medo, coragem e esperança. O anúncio da vencedora ocorreu durante o Conselho de Direções Nacionais de Fé e Alegria, realizado em outubro, na cidade de Barranquilla, na Colômbia. Como prêmio, Dorisneide recebeu um tablet, entregue pela coordenadora pedagógica de Fé e Alegria Brasil, Fernanda Ariele da Silva, em uma homenagem especial na escola. Confira aqui uma entrevista com a educanda.



