O complexo histórico, cultural e religioso Pateo do Collegio comemorou, no dia 25 de janeiro, 472 anos de história. A data remonta à fundação do Colégio de São Paulo de Piratininga pelos jesuítas, reconhecida como o marco de nascimento da cidade de São Paulo. Para comemorar essa data tão significativa, foi oferecida ao público uma ampla programação gratuita. As comemorações tiveram início com a Solenidade da Conversão de São Paulo, na Igreja São José de Anchieta, presidida pelo Pe. Carlos Alberto Contieri, SJ, diretor do Pateo do Collegio. A celebração foi transmitida ao vivo pelo canal do Youtube e reuniu mais de 300 pessoas no centro histórico da capital, entre membros da comunidade, visitantes e turistas.
Logo após a missa, foi inaugurada a nova exposição do Museu Anchieta, Território e expedições: as coleções indígenas do Museu Anchieta, que reúne importantes acervos, com destaque para o acervo doado pela família Villas-Bôas na década de 1980, fruto da Expedição Roncador-Xingu (1943-1948), e o acervo doado pelo Dr. Alexandre Yazbek Jr., proveniente da Bandeira General Couto de Magalhães (TO), realizada em 1951. A inauguração contou com a presença do Sr. Marcos Yazbek Jr.
O público pôde ainda prestigiar um concerto no jardim do Pateo do Collegio, apresentado pelo grupo Ensemble FTM, formação de músicos experientes do Theatro Municipal de São Paulo. Também no jardim, os visitantes puderam cantar os parabéns para o Pateo e para a cidade de São Paulo diante de um bolo de 700kg em formato do mapa da cidade, com cinco sabores de recheio, um para cada região, e elaborados a partir de frutas da Mata Atlântica brasileira, como cambuci e jaboticaba. O bolo foi gentilmente doado por um membro da comunidade da Igreja São José de Anchieta e foi servido ao longo de todo o dia por mais de 40 voluntários.
Durante todo o dia, mais de 2.500 pessoas visitaram o Pateo do Collegio. Além disso, a equipe educativa do Museu Anchieta ofereceu visitas guiadas de hora em hora, aproximando o público da história e acervo da instituição, em uma comemoração que uniu história, cultura e arte no coração de São Paulo.
Crédito das fotos: Márcio Lauria Filho








