No contexto do mercado de trabalho brasileiro, os números do Censo Demográfico de 2022 evidenciam uma realidade de desigualdade de gênero, onde as mulheres representam uma parcela significativa da população, porém são sub-representadas e enfrentam disparidades econômicas. Apesar de constituírem 51,5% da população, as mulheres ocupam apenas 54,5% dos postos de trabalho, ganhando em média 77,7% do salário dos homens em funções equivalentes. Além disso, dedicam quase o dobro de tempo aos afazeres domésticos. No entanto, o empoderamento feminino se destaca na educação, com maior presença desde o Ensino Fundamental I até o Superior.
Exemplificando esse avanço, a Companhia de Jesus no Brasil destaca a participação feminina desempenhando papéis fundamentais em diversas áreas de atuação, evidenciando o potencial e a importância das mulheres no mercado de trabalho e na sociedade em geral.
Atualmente, a Companhia de Jesus no Brasil conta com 7.530 colaboradores que trabalham nas mais diferentes frentes de atuação como Espiritualidade, Justiça Socioambiental, Educação, Juventude, Amazônia, Paróquias, entre outras. Deste total, 4.412 são mulheres que ocupam papel fundamental para que a missão seja realizada.
Entre essas mulheres, está Sheila Oliveira, analista de Recursos Humanos, que compartilha sua história de superação e dedicação ao empoderamento feminino e inclusão ao longo de sua carreira até a chegada na Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (Aneas) da Companhia de Jesus.
Com 34 anos e mãe de quatro filhos, Sheila é portadora de deficiência auditiva parcial. Ela iniciou sua carreira aos 19 anos como agente de Recrutamento e Seleção. A Companhia de Jesus entrou em sua vida em 2018, oferecendo oportunidades e apoio para cursar Gestão de RH. A promoção à analista de RH Júnior, em 2020, marcou sua vida positivamente: “Cresci em um ambiente de baixo poder aquisitivo, enfrentando muitas dificuldades financeiras. No entanto, valores como caráter, justiça social e igualdade de gênero eram fundamentais e moldaram minha perspectiva de vida”.
Construção de espaços inclusivos
Neste espaço dedicado à construção de um ambiente mais inclusivo, Sheila desempenha um papel vital: “Minha contribuição para a vida das mulheres tem sido no sentido de inspirar e apoiar mulheres a se tornarem agentes de mudança em suas próprias vidas”. Sua atuação vai além das atividades diárias, abrangendo desde a condução de processos seletivos até a criação de espaços seguros e inclusivos. “Apoio no acesso a direitos, além de incentivar o crescimento profissional e liderança feminina em todos os níveis”, ressalta.
Sobre o aprendizado com as figuras femininas do passado, Sheila destaca a resiliência, a importância da união e o valor da colaboração entre todas. Sua mensagem para o futuro é uma chamada à autoconfiança e persistência: “Nunca duvidem de sua própria importância, que se apoiem mutuamente e que persistam na luta por um mundo onde todos tenham iguais oportunidades e direitos. Não deem ouvidos àqueles que tentam diminuir seu valor por serem mulheres, mães ou por possuírem qualquer outra característica, você sabe seu próprio valor e sua força.”
Assim, nesse tecido de experiências compartilhadas, cada mulher, incluindo Sheila Oliveira, é uma parte fundamental na construção de um futuro mais justo e inclusivo. Que as vozes de todas as mulheres se unam, formando uma sinfonia de resiliência, união e esperança, conduzindo-nos a um amanhã em que a força feminina brilhe em sua plenitude.