home

Encontro Anual da Rede Claver é marcado pelo fortalecimento de laços e pelo planejamento para o próximo triênio

De 28 de agosto a 01 de setembro, a Casa de Retiro Padre Anchieta, localizada no Rio de Janeiro (RJ), foi palco do Encontro Anual da Rede Claver. A Rede, que engloba todos os Escritórios de Desenvolvimento das províncias jesuítas da América Latina e do Caribe, reuniu representantes de diferentes países com objetivos comuns: fortalecer laços, compartilhar conhecimentos e planejar um futuro de colaboração e impacto ainda mais significativo.

Estiveram presentes representantes dos Escritórios de Desenvolvimento da América Central, da Bolívia, do Chile, do México, do Equador, do Peru, de Cuba, do Haiti, do Paraguai, da Venezuela e do Brasil, que se uniram para partilhar experiências, aprender e projetar o trabalho para o próximo triênio, 2024-2026.

Além da presença do Pe. Rafael Garrido, SJ, presidente da Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina e do Caribe (Cpal), e do Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ, Provincial do Brasil, o evento contou com contribuições de diversas entidades e lideranças. A particpação do MAGIS Américas, da Fundação Internacional Fé e Alegria, e dos jesuítas brasileiros Pe. Marcos Venturini, SJ, Pe. Jerfferson de Souza, SJ, Ir. Davidson Braga, SJ, sócio do Provincial do Brasil, e Ir. Eudson Ramos, SJ, administrador provincial do Brasil, foi fundamental para enriquecer as discussões e a diversidade de perspectivas.

Durante os dias de intensas atividades os tiveram a oportunidade de aprofundar sua compreensão sobre cooperação internacional por meio de uma capacitação externa. Além disso, os Escritórios de Desenvolvimento de cada país compartilharam suas experiências e melhores práticas.

Em sua apresentação, o coordenador da Comunicação da Província dos Jesuítas do Brasil, Paulo Moregola, lançou luz sobre a identidade inaciana. Suas palavras lembraram a todos da importância de uma comunicação eficaz para o sucesso e a visibilidade das iniciativas da Rede Claver. 

A programação do encontro incluiu uma apresentação sobre o Centro Educativo Padre Agostinho Castejón (Cepac), unidade educativa da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE), localizada no Morro Santa Marta, no Rio de Janeiro, e a distribuição de uma sacola de brindes da instituição.

Nesta quinta-feira (31), o grupo aproveitou a oportunidade para eleger a nova equipe de coordenadores que estará à frente da gestão 2024-2026, que será composta por representantes do Brasil, Peru, Cuba e México.

Já no último dia do Encontro (01/09), o grupo assistirá à apresentação das perspectivas do Plano Operacional para os próximos três anos e redigirá uma carta para os Provinciais. Além disso, os participantes terão a oportunidade de conhecer de perto a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), obra confiada pela Igreja à Companhia de Jesus.

Galeria de Fotos:

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários