Ir para o conteúdo

home

Instagram Facebook Youtube
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Serviço de Cuidado e Proteção
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Serviço de Cuidado e Proteção
  • Colaboração, Fé
    e Espiritualidade
  • Nossa
    Vida-Missão
  • Educação
  • Paróquias, Igrejas,
    Santuários e Capelanias
  • Justiça
    Socioambiental
  • Juventude
    e Vocações
  • Patrimônio
    Histórico e Cultural
  • Preferência
    Apostólica Amazônia
  • Colaboração, Fé
    e Espiritualidade
  • Nossa
    Vida-Missão
  • Educação
  • Paróquias, Igrejas,
    Santuários e Capelanias
  • Justiça
    Socioambiental
  • Juventude
    e Vocações
  • Patrimônio
    Histórico e Cultural
  • Preferência
    Apostólica Amazônia
  • Podcasts
  • Agenda

Encontro com assistentes sociais e assessores pedagógicos fortalece práticas integradas em Fé e Alegria

  • Postado em: 9 de setembro de 2025


Na última semana (01 a 05 de setembro), foi realizado, no Centro Cultural de Brasília, no Distrito Federal, o Encontro Técnico de Assistentes Sociais e Assessores Pedagógicos de Fé e Alegria. O evento reuniu profissionais de diversas regiões do país com o objetivo de fortalecer a atuação técnica, promover práticas integradas e aprofundar os fundamentos da Educação Popular, em sintonia com a missão institucional.

Mais do que uma programação, o encontro foi um espaço de sentido de missão, reflexão crítica e fortalecimento institucional. Para Tatiane de Sant’Ana, coordenadora de Assistência Social da Província dos Jesuítas do Brasil, o momento foi marcado pela reafirmação da identidade de Fé e Alegria e pela qualificação da atuação em rede. “Reunir tantas vozes, saberes e experiências é também reconhecer que nossa missão só faz sentido quando é partilhada, quando a técnica e o cuidado caminham lado a lado”, destacou.

As atividades abordaram temas como planejamento integrado, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), inovação com a Plataforma de Ação Social (PAS) e incidência pública, sempre com foco na defesa de direitos e na promoção da justiça socioambiental. A condução ficou por conta de especialistas como a professora Rosa Maria Castilhos Fernandes, docente e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Erica Gabriela de Carvalho e Edinéia Alves Cruz, ambas da Fundação SM, e de Mallon Aragão, membro do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).

Fernanda Ariele da Silva, coordenadora pedagógica nacional de Fé e Alegria Brasil, reforçou que o evento foi essencial para o alinhamento das práticas educativas e pedagógicas. “Tivemos a oportunidade de traçar novas estratégias e validar instrumentos que colaborarão para a prática dos profissionais dos centros, junto às comunidades onde atuamos”, afirmou.

Para José Paulo Teixeira, do centro de Fé e Alegria em Recife (PE), o encontro foi um momento fundamental para a partilha e fortalecimento da identidade institucional. “Também para que cada profissional pudesse entender seu espaço, sua função, e como ela, integrada às demais, fortalece nossa missão coletiva”, ressaltou.

Claudineia Rodrigues da Costa, de Fé e Alegria Roraima, também destacou o valor da troca de experiências. “Foi importante para que tenhamos maior alinhamento e mais conhecimento, fortalecendo nossas ações.”

Silvia Severina Caetano Cesar Moura, de Fé e Alegria Paraíba, ressaltou o caráter formativo do encontro. “Foi uma capacitação para os profissionais que estão na ponta. Foi muito positivo, e espero que continue no próximo ano para novas trocas e aprendizados.”

O encontro foi encerrado com uma dinâmica coletiva de avaliação e planejamento, reafirmando o compromisso de Fé e Alegria com a transformação social por meio da Educação Popular. Os participantes saíram fortalecidos, com novas perspectivas e estratégias para atuação em rede.

 

Compartilhe

AnteriorAnteriorRJSA lança identidade visual que expressa a unidade entre fé e justiça socioambiental
PróximoJesuítas Brasil lança página especial sobre a COP30Próximo

Últimas notícias

Sares fortalece a defesa dos territórios e o protagonismo feminino em agendas socioambientais no país

SJMR Boa Vista realiza atividade sobre violência de gênero com mulheres atendidas por projeto do IMDH

Curso do MAGIS Brasil sobre população de rua mobiliza mais de 200 participantes

Comentários

  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas

Siga nossas redes sociais

Instagram Facebook Youtube

Jesuítas do Brasil © 2026 | Todos os direitos reservados