
De 30 de novembro a 02 de dezembro, Manaus (AM) recebeu o encontro anual do Serviço Jesuíta Pan-Amazônico (Sjpam), reunindo jesuítas e colaboradores de toda a região para avançar na construção de um plano apostólico comum para a Pan-Amazônia.
Ao longo dos três dias, os grupos de trabalho atualizaram propostas de missão em cinco âmbitos estratégicos. As moções incluíram o fortalecimento de iniciativas transfronteiriças na educação, a consolidação da pauta socioambiental como transversal, a definição dos traços de uma paróquia com rosto amazônico, o aprofundamento do diálogo entre espiritualidade inaciana e espiritualidades amazônicas e a ampliação da colaboração com a Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam) e a Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama) em ações formativas e pastorais junto aos povos originários.
Na reunião dos provinciais, avançou-se na definição do modelo de governança do Sjpam, com decisões como o fortalecimento da equipe coordenadora, a criação do cargo de secretário executivo e a integração dos planos apostólicos provinciais às redes já existentes. Estiveram presentes o presidente e o delegado socioambiental da Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina e do Caribe (Cpal), Pe. Rafael Garrido, SJ, e Pe. Agnaldo Júnior, SJ, respectivamente, além dos provinciais Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ (Brasil), Pe. Víctor Hugo Miranda, SJ (Peru), Pe. Daniel de Ycaza, SJ (Equador), Pe. Hermann Rodríguez, SJ (Colômbia), Pe. Martín Lenk, SJ (Caribe), Pe. Alfredo Infante, SJ (Venezuela) e Pe. Bernardo Mercado, SJ (Bolívia). Também participaram representantes de obras e redes da Companhia de Jesus, como Fé e Alegria, Rede Jesuíta com Migrantes, Rede de Solidariedade e Apostolado Indígena, Alboan, Canadian Jesuits International e Equipe Itinerante.




