home

Entronização do Ícone de São José de Anchieta

Em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), o Santuário Nacional de São José de Anchieta foi contemplado com a doação de um ícone bizantino, escrito pela iconógrafa Rosalva Trevisan. Este é o único ícone até hoje dedicado ao Santo Apóstolo do Brasil. A entronização será feita por Dom João Justino, arcebispo de Goiânia e primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no dia 09 de junho, às 15h40 (horário de Brasília).                                         

A Missa Solene em honra a São José de Anchieta será presidida pelo vice-presidente da CNBB, Dom João Justino, e contará com a presença do Pe. Álvaro Negromonte, SJ, reitor do Santuário. Também confirmaram presença os padres: Ponciano Petri, SJ, Félix Lopes, SJ, Edilberto Brandão,SJ, Carlos Giovanni Salomão,SJ, Ednaldo Vieira,SJ, Paulo Finkler, SJ,  Edson Tomé, SJ, secretário para as Juventudes e Vocações, Laércio de Lima, SJ, secretário para a Espiritualidade e Colaboração, Silas Moésio, SJ, e  Agnaldo Barbosa, SJ, além do  Ir. Ubiratã Costa, SJ, e do Ir. Davidson Braga, sócio do provincial. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do Santuário e dos Jesuítas Brasil no YouTube.

Viva Anchieta

Em parceria com a TV Educativa do Espírito Santo, o Santuário Nacional de São José de Anchieta apresenta informações sobre a vida e obra do padroeiro do Brasil. Em sua segunda edição, o programa traz conteúdos exclusivos e produzidos no Espírito Santo, em formato documental. Entre os destaques, uma entrevista com Josiah Blackmore, professor de língua e literatura portuguesa na Universidade de Harvard, sobre a ampla e diversificada produção literária de Anchieta; co-produção do indígena guarani Xee Rokadju, da aldeia Nova Esperança; e a participação do reitor, Pe. Álvaro Negromonte, SJ, que é biólogo por formação e traz a experiência do encontro, neste santuário por natureza!

No domingo (09), o programa será exibido, às 14h (horário de Brasília), no Adro do Santuário (Telão e YouTube @santuáriodeanchieta), durante o encerramento da festa, quando uma delegação Guarani fará uma apresentação cultural do grupo de Xondaro, arte que reúne dança e luta indígenas. E, às 14h30 (horário de Brasília), o programa irá ao ar na TV Educativa do Espírito Santo (Canal 2.1 no ES) e no YouTube – TVE Espírito Santo.

Compartilhe

Últimas notícias