No dia 12 dezembro, os alunos da FEI apresentaram seus Trabalhos de Conclusão de Curso – TCCs, na 35ª Expo MecPlena, no Campus São Bernardo do Campo. Um equipamento para a colheita do açaí foi um dos destaques. A máquina, desenvolvida por alunos do curso de Engenharia Mecânica, pode colher o fruto em menos tempo, livrando, assim os colhedores do risco de queda. Atualmente, a colheita do açaí é feita manualmente e exige muita força e posturas incômodas para subir em palmeiras, que podem chegar até 15 metros de altura.
Com o novo equipamento, o açaí é colhido por meio de um mecanismo de subida e descida da palmeira. Uma eletrosserra, capaz de girar 360°, faz o corte dos cachos de frutos, presos por todo o diâmetro da árvore, que cairão em uma lona localizada bem abaixo da base giratória. Inédito no mercado brasileiro, o equipamento é semimecanizado, sendo conduzido e controlado por um operador em solo.
Mais de 10 projetos foram apresentados no evento, entre eles está um equipamento para separação dos frutos verdes e frutos cerejas (maduros) do café, antes da secagem. Uma saca que contenha apenas frutos cerejas, não descascados, pode resultar em aumento em torno de 30% no valor da saca, pois podem gerar uma bebida com mais qualidade, o chamado café gourmet.
Outro destaque é um equipamento para extração de látex das seringueiras, hoje executada de forma manual e com dificuldade em encontrar mão de obra para este trabalho, que requer pessoal capacitado e precisão técnica. Com o equipamento, é possível sangrar mais árvores em um mesmo período de tempo, aumentando a coleta total do seringal. Também inédito no mercado brasileiro, o equipamento tem formato cilíndrico capaz de envolver a árvore e uma guia integrada a uma fresa (ferramenta de corte lateral), que permite a realização da sangria.
A Expo MecPlena ocorre no mesmo período das exposições das demais modalidades da Engenharia (Civil, Elétrica, Química, Mecânica Automobilística, Produção e de Materiais), de Ciência da Computação e Administração. Os projetos oferecem soluções que podem ser aplicadas ao dia a dia.
Fonte: FEI