Equipe da FEI ganha destaque em Fórum Mundial

A equipe do Centro Universitário da FEI foi um dos destaques da 4ª edição do Fórum PACE (Parceiros pelo Avanço da Educação da Engenharia de forma Colaborativa), programa mundial liderado pela GM (General Motors), realizado pela primeira vez no Brasil, entre os dias 26 e 30 de julho.  O evento reuniu 235 estudantes de 50 instituições e de 12 países.  

Os alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, de Produção e Civil, trabalharam em parceria com estudantes da ITESM (Universidade Iberoamericana) (Toluca/México), da Universidade de Porto Rico e do College for Creative Studies (USA). Junto, eles desenvolveram a construção do projeto REVO, veículo para o transporte de até três pessoas mais bagageiro. O REVO foi vice-campeão na categoria Engenharia, terceiro colocado na categoria Manufatura e premiado com o exclusivo PLM Software, oferecido pela empresa Siemens como reconhecimento ao melhor desenho utilizando o software NX.

O REVO (foto) tem um mecanismo que funciona como uma sanfona, localizada entre a parte da frente e a parte de trás, que permite expandir a cabine e assim reconfigurar o veículo de acordo com a quantidade de passageiros ou de cargas transportados. O protótipo foi todo esculpido a mão em placas de poliuretano e apresentado em escala 1:3.

Para Ana Lúcia Cox, aluna de Engenharia Mecânica e diretora da equipe da FEI, ganhar três prêmios no primeiro ano de participação da instituição no Fórum não tem preço. “Trabalhamos duro e tivemos nosso esforço reconhecido. Competimos com instituições renomadas mundialmente e conseguimos ganhar prêmios importantes. Estamos muito felizes com o resultado”, afirma a estudante.

O desafio dessa edição era construir um veículo urbano pensado para as megacidades do futuro. Para isso, precisava ser reconfigurável, ou seja, servir para o transporte de carga e pessoas, atendendo diferentes demandas de mobilidade, além de ser voltado ao uso compartilhado.

Os universitários realizaram um estudo de viabilidade, custo, processo de fabricação e outros aspectos que envolvem o projeto. Desenvolveram um plano de negócios, que incluiu pesquisa de mercado, manufatura, além da construção de protótipo não funcional de um veículo totalmente inovador.

Os projetos têm prazo de dois anos para serem concluídos. Nessa primeira etapa, foram avaliados os projetos e os protótipos do veículo e, na segunda etapa, que ocorrerá em 2016, em Cincinnati, nos Estados Unidos, a comissão julgadora analisará o conceito com o carro em funcionamento, verificando se atende aos critérios impostos pelo programa. “Agora, o próximo passo é melhorar ainda mais o REVO para receber mais prêmios no próximo ano. Estamos com grandes expectativas”, afirma Ana.

 

Fonte| FEI

Foto| www.abcdoabc.com.br

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários