Entre 01 e 04 de julho, jovens de diversas regiões da Colômbia se reuniram na Casa Ignaciana de la Juventud para a primeira edição do EncarNación. Destaque para a participação da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil, representada pelo Ir. Ubiratan Costa, SJ, Gabriel Pacheco e Daniel Romano, membros da equipe do MAGIS Burnier e organizadores do EncarNação no Brasil.
Com foco na Ecologia Integral e na Incidência Política Inaciana, o encontro reuniu jovens envolvidos em diferentes obras sociais. Eles refletiram, rezaram, discerniram e debateram temas relevantes para a realidade colombiana, à luz da espiritualidade inaciana, que inspira ao compromisso e à ação transformadora.
A programação iniciou com atividades de entrosamento e partilha, criando um ambiente de comunhão. Ao longo dos dias, foram abordados temas como o funcionamento do Estado colombiano, os mecanismos de participação social e juvenil, as perversidades que corrompem a política nacional, entre outros.
Atividades externas possibilitaram um olhar mais atento para a realidade do país. Entre elas, visitas a feiras de alimentos locais e à comunidade de Altos de la Florida, em Soacha, região metropolitana de Bogotá, onde visitaram idosos e pessoas enfermas e conheceram as formas de organização comunitária em prol de uma vida mais digna.
Ao final da primeira edição do EncarNación, destacou-se a importância de fortalecer o trabalho em rede entre os países latino-americanos, que compartilham não apenas desafios políticos e sociais, mas também sonhos comuns.
A parceria entre as Redes Juvenis do Brasil e da Colômbia já vem sendo construída há alguns anos. O Pe. Daniel Vargas, SJ, coordenador da Red Juvenil Inaciana na Colômbia, participou da segunda edição do EncarNação Brasil, em 2024. No ano seguinte, em 2025, um grupo de cinco jovens colombianos esteve presente na terceira edição brasileira.