
A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), por meio da Escola do Consenso, firmou um acordo de cooperação técnica com o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE). A assinatura do documento aconteceu dia 24, na sede do órgão. Pelo acordo, a Escola do Consenso passa a ser parceira e prestadora de serviços de formação e mediação junto ao TCE. O termo estabelece a base para futuras ações conjuntas. A partir de outubro, servidores e gestores do Tribunal participarão de programas de formação conduzidos pela Escola, com o objetivo de introduzir e consolidar a cultura do consenso no ambiente institucional.
Segundo o conselheiro Carlos Neves, vice-presidente do TCE-PE, a escolha pela Escola do Consenso se deu pela especificidade da metodologia adotada. “A mediação humanista, que orienta o trabalho da Escola, é mais próxima da nossa realidade e traz um caráter humano, de proximidade, que reflete a identidade do nosso estado”, afirmou.
Para a coordenadora da Escola do Consenso, Karina Vasconcelos, a parceria amplia o alcance das práticas de mediação desenvolvidas pela Unicap. “Este acordo é um marco que reforça a vocação da Escola em promover o diálogo e a construção de soluções colaborativas”, destacou.
Na mesma semana, dia 26, a Unicap celebrou seus 82 anos com uma missa presidida pelo vice-reitor, Pe. Delmar Cardoso, SJ, reunindo jesuítas, professores, funcionários e alunos na Capela. Em sua última missa como Reitor da Unicap, Pe. Pedro Rubens, SJ, fez uma homilia marcada por um olhar para o passado, mas sobretudo pela esperança no futuro e pelo compromisso com os valores humanos que inspiram a missão da Universidade.




