Ir para o conteúdo

home

Instagram Facebook Youtube
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Serviço de Cuidado e Proteção
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Serviço de Cuidado e Proteção
  • Colaboração, Fé
    e Espiritualidade
  • Nossa
    Vida-Missão
  • Educação
  • Paróquias, Igrejas,
    Santuários e Capelanias
  • Justiça
    Socioambiental
  • Juventude
    e Vocações
  • Patrimônio
    Histórico e Cultural
  • Preferência
    Apostólica Amazônia
  • Colaboração, Fé
    e Espiritualidade
  • Nossa
    Vida-Missão
  • Educação
  • Paróquias, Igrejas,
    Santuários e Capelanias
  • Justiça
    Socioambiental
  • Juventude
    e Vocações
  • Patrimônio
    Histórico e Cultural
  • Preferência
    Apostólica Amazônia
  • Podcasts
  • Agenda

Especialização em Juventude tem início em BH

  • Postado em: 20 de julho de 2015

O curso de Especialização em Juventude no Mundo Contemporâneo, promovido pela FAJE (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia) e pela Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude, teve início no dia 6 de julho, em Belo Horizonte (MG). A turma de 49 estudantes, provenientes de todas as regiões do país e da República Dominicana, é formada por educadores, agentes de pastoral, formadores de congregações e gestores de políticas públicas.

As aulas tiveram início com uma conferência inaugural, ministrada pelo Dr. Juarez Dayrell, professor da Faculdade de Educação da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e coordenador do observatório de juventude da mesma universidade. Dayrell apresentou o campo de estudos de juventude, com seus atuais desafios e lacunas. O professor chamou a atenção também para o modo como os problemas que atingem os jovens passam a ser compreendidos como problema da juventude, configurando o que chamou de ‘nova classe perigosa’. Para ele, os problemas que atingem os jovens expõem necessidades e demandas não atendidas.

Ainda nesse módulo, os estudantes cursarão as disciplinas sociologia da juventude; juventude lazer e consumo; comunicação e novas linguagens; história dos jovens; políticas públicas de juventude; e metodologia de pesquisa em juventude.

Essa é a 8ª turma do curso, que já foi sediado em Porto Alegre (RS) e Goiânia (GO), com chancelas da Unisinos e da PUC-Goiás. Ele foi concebido pela Rede Brasileira para contribuir com a tematização da juventude na academia, nas Igrejas, nos órgãos públicos, ampliando o domínio científico e prático sobre a questão juvenil. Desse modo, a Especialização pretende ampliar a pesquisa e produção acadêmica em juventude e qualificar a prática dos que atuam com jovens, nas escolas públicas e privadas (laicas e confessionais), nas Pastorais e movimentos eclesiais juvenis, movimentos sociais, órgãos de gestão de políticas para jovens, congregações religiosas, instituições culturais, etc.

O curso teve início no momento em que fatos preocupantes foram noticiados: o linchamento até a morte de um jovem, de 29 anos, que foi amarrado a um poste e agredido após tentar roubar um bar no Maranhão; e a aprovação da polêmica proposta de redução da maioridade penal pela Câmara dos Deputados, que ainda está em tramitação em outras instâncias.

Essas são questões que remetem diretamente à realidade juvenil contemporânea, que desvela os conflitos e tensões da sociedade como um todo. Temas que interessam aos futuros especialistas em juventude.        

Em 2016, entre os dias 28 e 30 de janeiro, durante o II Módulo da Especialização, o Curso realizará o Seminário Nacional: Aproximações com o mundo juvenil, aberto a todos os interessados na questão juvenil. Em breve, a FAJE e a Rede Brasileira divulgarão mais informações sobre as inscrições.

 

Fonte| Anchietanum

Compartilhe

AnteriorAnteriorProvincial do Brasil visita obras da Unisinos
PróximoParóquia realiza curso de Música LitúrgicaPróximo

Últimas notícias

Santuário do Caaró sedia 48ª Romaria da Terra

Schola Cantorumdo Pateo do Collegio abre seleção para novos cantores

Jesuítas participam da Missa do Jubileu de 70 anos da CRB Paraná

Comentários

  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas

Siga nossas redes sociais

Instagram Facebook Youtube

Jesuítas do Brasil © 2024 | Todos os direitos reservados