Manoel Nunes, estudante da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Diocesano, em Teresina (PI), será o representante brasileiro no Prêmio Jovem da Água de Estocolmo 2024 (Stockholm Junior Water Prize – SJWP), que acontece no mês de agosto, na Suécia, durante a Semana da Água promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Manoel venceu a etapa brasileira do prêmio e disputará a etapa internacional, concorrendo com estudantes de outros 40 países.
Estudante da Rede Jesuíta de Educação (RJE) desde a Educação Infantil, Manoel sempre se interessou por projetos de inovação. Em 2023, iniciou o desenvolvimento do projeto Rover aquático autônomo para monitoramento de qualidade da água com o incentivo de professores do Colégio. Preocupado com a questão ambiental, o jovem buscou construir um protótipo que possibilitasse o monitoramento da água em regiões ribeirinhas, onde a população costuma ter acesso limitado à água tratada. De acordo com o estudante, ao ver reportagens que apresentavam a situação crítica vivenciada pelas tribos da etnia Yanomami, na região norte do país, atingidas pelas consequências do garimpo ilegal e mineração, Manoel decidiu que precisava fazer algo para auxiliar aquela população.
O rover aquático desenvolvido pelo estudante funciona tanto com energia solar quanto com baterias, sendo uma alternativa mais acessível às análises que tradicionalmente são realizadas por equipes de pesquisadores. Manoel foi premiado em 2023 com o primeiro lugar na Feira Mineira de Iniciação Científica (Femic), na categoria Engenharias, classificando-se para o Fórum Internacional de Ciência de Porto Rico (Ficep), realizado este ano, onde também conquistou a primeira colocação na categoria e o segundo lugar geral do evento.
O Prêmio Jovem da Água de Estocolmo – Etapa Brasil, vencido por Manoel no início de junho de 2024, visa incentivar jovens talentos de 15 a 20 anos que desenvolveram projetos escolares com potencial de solucionar desafios relacionados à água, ao meio ambiente e à sustentabilidade.
Fonte: Colégio Diocesano