Com os trabalhos Otimização de Cronogramas de Ativação de Poços de Petróleo, Considerando Restrições Técnicas e Operacionais e Projeto de Estação Integrada para tratamento de Vinhaça visando à Obtenção Simultânea de Fertilizante e Água de Reuso, os estudantes Ana Carolina Alves Abrêu, doutoranda da Engenharia Elétrica, e Márcio Santos Mundim, graduado em Engenharia Química, saíram vitoriosos no 6º Prêmio Petrobras de Tecnologia. Os estudantes concorreram com alunos de todas as universidades do país, em nove temas.
Formada em Engenharia de Petróleo e Mestre em Engenharia Elétrica Ana Carolina conquistou o 1º lugar no tema Tecnologia de Perfuração e Produção, recebendo R$ 15 mil. O projeto vencedor corresponde a uma ferramenta de apoio ao especialista na escolha de cronogramas para a abertura de poços para o desenvolvimento de reservatórios de petróleo. Com o prêmio, planeja terminar seu doutorado e realizar o pós-doutorado.
Márcio Mundim, por sua vez, venceu no tema Tecnologia de Bio-produtos, e foi contemplado com R$ 10 mil, além de uma bolsa de mestrado do CNPq. O estudo desenvolvido trata do reaproveitamento da vinhaça (rejeito da indústria do álcool), transformando esse subproduto em fertilizante concentrado e em água de reuso. Atualmente, Márcio participa de um programa de dois anos como trainee na Statoil, empresa petrolífera norueguesa.
No dia 12 de setembro, véspera da premiação, será realizado um workshop do Prêmio Petrobras de Tecnologia, no qual os vencedores irão apresentar brevemente seus trabalhos para o corpo técnico do Centro de Pesquisa da Petrobras – CENPES.
Fonte: PUC-Rio