home

Estudantes do Colégio Catarinense presentes no 25º Jamboree Escoteiro Mundial

Considerado o maior evento mundial do Movimento Escoteiro, a 25ª edição do Jamboree Escoteiro Mundial contou com a participação de nove jovens e quatro adultos do Grupo Escoteiro Anchieta, do Colégio Catarinense, de Florianópolis (SC). Neste ano, o evento foi realizado na região de SaeManGeum, na Coreia do Sul, entre 1º e 12 de agosto, e reuniu aproximadamente 50 mil escoteiros de 170 países. Devido às condições climáticas, em função da chegada do tufão Khanun, os 1061 brasileiros tiveram que sair do acampamento, no dia 08/08, e foram alocados em segurança na cidade de Daejeon, em dormitórios de universidades e centros de apoio.

Gustavo Medeiros Oliva, estudante do 9º ano, explicou que o Jamboree é dividido em campos e subcampos. O acampamento em que ele e outros brasileiros estavam era dividido em 18 campos, cada um deles com cerca de 55 subcampos, que eram formados por 40 pessoas. “Do nosso lado havia gente do Egito, Portugal, Maldivas, Alemanha, Suécia, Dinamarca, Suíça, Coreia, Hong Kong e muitos outros países. Então, qualquer lugar que andássemos ali era uma cultura a mais que íamos conhecendo, uma língua a mais que a gente podia aprender uma palavra ou algum fato sobre a cultura deles. Foi uma experiência única que eu espero poder vivenciar mais uma vez no próximo Mundial, em 2027, na Polônia”, disse. “Foi uma experiência muito boa, eu fiz novos amigos, conheci novas culturas. Aprendi um pouco mais de inglês também. Foi bem legal, aproveitei bastante”, completou Isabela Tanaka, também do 9º ano.

O Jamboree acontece a cada quatro anos em um país diferente. Com suas patrulhas, os jovens participam de atividades de intercâmbio cultural com os demais escoteiros, cozinham, montam o próprio acampamento, fazem atividades de lazer, cultura, espiritualidade, entre outras, orientadas pelo programa proposto pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro. Draw your dream! (Desenhe seu sonho!) foi o tema do acampamento de 2023.

Fonte: Rede Jesuíta de Educação

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários