Evento “Lampiões, a luz da alma paulistana” celebrou a revitalização dos lampiões a gás do Pateo do Collegio e seu entorno

Na noite da última quinta-feira (14), São Paulo celebrou com arte e história a revitalização do conjunto dos lampiões a gás do centro histórico da cidade, que em sua maior parte concentra-se no Pateo do Collegio. A revitalização é resultado da parceria da Prefeitura de São Paulo com a Comgás, empresa responsável pela manutenção dos aparelhos e pelo fornecimento do combustível desde 1873, quando da instalação dos lampiões a gás no coração de São Paulo (SP). 

Intitulado Lampiões, a luz da alma paulistana, o evento reuniu políticos, artistas, autoridades, curiosos e cidadãos para rememorar uma São Paulo bucólica, iluminada pela luz dos lampiões a gás, que mudaram a dinâmica social da cidade, antes marcada pelas ruas desertas ao final do dia, e que com o advento da iluminação pública, passou gradativamente a ser marcada por uma intensa vida noturna. 

O evento contou com a presença de autoridades do setor público e privado, entre eles o presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Roberto Mateus Ordine, o secretário municipal de Justiça e Cidadania, Fabio Prieto, o subprefeito da Sé, Álvaro Camilo e o diretor do Pateo do Collegio, Pe. Carlos Alberto Contieri, SJ, que em sua fala, destacou: “Essa noite, é memória de uma São Paulo iluminada pela chama artesanal tênue dos lampiões da época, que não obstante a restauração feita nesses poucos, belos e preciosos lampiões, não pode ser mais vivida. O tempo passou, não voltará mais a não ser no cultivo irrenunciável da memória. O seu legado, contudo, continua inspirador. Nós pisamos, no Pateo do Collegio, um chão de memórias. Para um futuro promissor nós precisamos passar pelo bosque da memória.” 

A música dos Trovadores Urbanos acompanhou os discursos das autoridades, bem como os versos declamados por diversos poetas em exaltação à cidade de São Paulo. O evento contou ainda com a participação da Schola Cantorum do Pateo do Collegio, que cantou em português e tupi O sonho da Virgem, de autoria de São José de Anchieta. 

Uma noite de celebração e de promoção do valioso patrimônio histórico e cultural da cidade de São Paulo realizada em seu lugar de nascimento, o Pateo do Collegio! 

Galeria de Fotos:

Fotos: ACSP

Compartilhe

Últimas notícias