Quando
Sobre o evento
Entre 22 de abril e 29 de maio, a Unisinos Porto Alegre recebe a exposição “Um encontro que escreveu uma história da civilização”, no hall de entrada da Torre Educacional do campus. A mostra integra as comemorações dos 400 anos das Reduções Jesuítico-Guarani (1626–2026) e convida o público a refletir sobre o encontro entre diferentes culturas, evidenciando a troca de saberes e as contribuições técnico-científicas trazidas pelos jesuítas às populações locais.
Realizada pelo Memorial Jesuíta Unisinos, a exposição apresenta, de forma inédita em Porto Alegre, dez esculturas da Coleção Jesuíta de Estatuária Missioneira. A partir da memória fúnebre dos povos indígenas do Xingu, com o tronco do Kuarup, a mostra propõe um olhar sensível sobre a madeira das estátuas missioneiras como elo entre tradições indígenas que articulam, nesse mesmo material, religião, força e memória.
Com uma abordagem histórica e contemporânea, a exposição destaca o diálogo cultural, espiritual e científico desenvolvido nas Missões, conectando passado e presente. Na estatuária missioneira, encontra-se um importante registro da transversalidade que marcou a ação da Companhia de Jesus, orientada pelo ideal de serviço à fé e à justiça, em favor de um mundo mais humano e reconciliado.
Onde
Av. Dr. Nilo Peçanha, 1600 Bairro Boa Vista , Porto Alegre, RS, 91.330-002
