home

Exercícios Espirituais inspiram encontro de jovens e universitários em Olinda (PE)

O Instituto Humanitas da Universidade Católica de Pernambuco – IHU Unicap, em parceria com o Programa MAGIS Brasil ofereceu uma atividade inspirada nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola. Intitulado Experiência Humana e Espiritual para Jovens e Universitários, o encontro aconteceu no Convento de São Francisco, em Olinda (PE), entre 24 e 26 de agosto.

Cerca de 25 jovens puderam aprofundar o conhecimento de si e olhar, com os olhos amorosos de Deus, a sua relação consigo, com os outros e com o Sagrado. Durante a experiência, os participantes são convidados a, no silêncio, fazerem meditações e reflexões sobre quem são. Ao longo das atividades é possível distinguir o que é essencial e inspirado nos valores Cristãos. “Foi uma experiência de discernimento do meu chamado, da minha vocação, do meu ser e estar no mundo”, relatou um dos participantes.

“A atividade é inspirada nos EE de Santo Inácio de Loyola e é estruturada para ser feita em etapas a fim de que, aos poucos, o participante possa ir aprofundando a sua fé […]”

João Elton de Jesus, estudante jesuíta

Além das atividades individuais, os jovens partilharam a sua história de vida e seus sentimentos. Outras dinâmicas foram pensadas para que todos pudessem se integrar melhor. Houve também momentos de acompanhamento individual em que os jovens partilharam com um acompanhante a sua própria caminhada e receberam algumas orientações para continuar seguindo. Nesta edição, a equipe de acompanhantes espirituais foi reforçada com a presença de Orlando Gomes Dantas, da Comunidade de Vida Cristã (CVX), e pela irmã Maria do Rozário Cláudio, colaboradora do IHU.

Para o estudante jesuíta João Elton de Jesus, que orientou a atividade, “a Experiência Humana e Espiritual para Jovens e Universitários é pensada para ajudar aqueles que querem conhecer melhor a si mesmo e assim, à luz dos valores do Evangelho, ser uma pessoa mais comprometida e consciente da realidade em que está inserida e, assim, perceber a presença do Sagrado em todas as coisas”. Ele explica que a atividade é “inspirada nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola e é estruturada para ser feita em etapas a fim de que, aos poucos, o participante possa ir aprofundando a sua fé e o seu comprometimento”.

Alguns jovens fizeram a segunda etapa acompanhados pelo padre André Luís de Araújo. Para um dos participantes dessa etapa, a experiência foi marcante: “A cada meditação, reflexão e contemplação é possível senti-Lo presente e atuante em minha vida com o Seu amor gratuito, generoso e infinito” conta.

Em novembro, acontecerá mais uma  edição da Experiência Humana e Espiritual para jovens e universitários. Fique atento ao site do Instituto Humanitas Unicap www.unicap.br/ihu para fazer a sua inscrição!

 

Fonte: Unicap (Recife/PE)

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários