home

Exercícios Espirituais para Jovens em Olinda

A Unicap (Universidade Católica de Pernambuco), por meio do Instituto Humanitas e em parceria com o Programa MAGIS Brasil, ofereceu o retiro Experiência Humana e Espiritual para jovens e universitários, entre os dias 2 e 4 de novembro. A experiência foi realizada no Convento de São Francisco, em Olinda (PE).

Baseado nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio adaptado para jovens, esse momento de oração, meditação e reflexão é composto por cinco etapas. Nessa edição, foram oferecidas a primeira etapa, que tem por objetivo ajudar o participante a perceber o amor de Deus e iniciar a relação com o Senhor por meio da Espiritualidade Inaciana; e a segunda etapa, que ajuda o exercitante a reconhecer o pecado pessoal e social, para que, por meio da misericórdia, possa estabelecer uma relação ordenada com a criação, louvando e servindo a Deus.

Segundo depoimento de um dos participantes da primeira etapa, que foi orientado pelo estudante jesuíta João Elton de Jesus, do Instituto Humanitas, o retiro foi marcante. “Sem dúvida foi uma das mais lindas experiências que eu já tive durante a minha vida! Foi tudo muito lindo. Aprendi coisas novas e maneiras incríveis como ouvir a voz de Deus por meio do silêncio interior. Foi uma experiência única!”, ressaltou. Outro participante dessa etapa afirmou: “Foi muito bom estar aqui, aprender mais sobre a Palavra de Deus. Gostei muito dos momentos de silêncio, experiência nova para mim, mas que me fez estar mais perto do Cristo, reconhecer minhas fraquezas e limites. Refletir sobre o que sou e o que devo fazer para andar e seguir os passos do mestre”.

Os Exercícios Espirituais são uma proposta da Igreja de colocar a criatura junto ao criador, deixando-a assumir a sua missão de forma cada vez mais completa e integrada. Por isso o silêncio é fundamental nesse processo, assim, toda a metodologia do retiro é pensada para facilitar o encontro.

A segunda etapa, que teve a orientação do padre André Araújo, foi repleta de interioridade e busca da misericórdia de Deus. Segundo um dos participantes, a experiência foi transformadora. “Saio da segunda etapa mais consciente ao perceber a misericórdia e o amor de Deus que me envolve e me dá ânimo para ser imagem e semelhança d’Ele, seu amor para o meu próximo, em toda e qualquer circunstância. OUVIR, GUARDAR E FRUTIFICAR”. Outro exercitante dessa etapa narrou que a experiência foi maravilhosa. “Pude renovar minhas energias, fortalecendo minha fé e retomar a constante busca pelo autoconhecimento. Desejo amar mais a Deus, olhar o outro amando-o por ser criatura e não pelo que faz. Desejo dar passos em cada nova etapa para ser mais consciente de que sou filha muito amada, feita para amar”.

Os mais de 20 participantes também tiveram acompanhamento individual durante o retiro. Para isso, a equipe organizadora foi composta por membros da Comunidade de Vida Cristã – CVX, que é formada por leigos e leigas que se identificam com a espiritualidade inaciana e desejam ajudar e acompanhar outros em sua vida espiritual. Essa edição também contou com a participação da irmã Maria Amara Melo da Silva, da Congregação do Sagrado Coração de Jesus, que tem a espiritualidade inaciana como inspiração.

As etapas dos Exercícios Espirituais serão oferecidas tanto no primeiro, quanto no segundo semestre. Fique atento à programação do Instituto Humanitas para fazer a sua inscrição e também fazer parte dessa Experiência Humana e Espiritual! Saiba mais: www.unicap.br/ihu

Fonte: Unicap (Recife/PE)

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários