home

Exposição apresenta presépios de diferentes países

30-11-2016-presepios-exposicao

O Centro Loyola de Fé e Cultura da PUC-Rio e a Paróquia São José da Lagoa promovem a exposição Deus Habita na Cidade, que apresenta 100 presépios da coleção particular do padre José Maria Fernandes. Na mostra, os visitantes contemplarão a cena da Natividade de Cristo representada por artistas e artesãos dos cinco continentes e de todas as regiões do Brasil, feitos em diversos materiais, como cerâmica, conchas, pedras, tecidos, etc.

Além de representar a cena do nascimento de Cristo, os presépios da mostra apresentam traços da cultura e da história de seus locais de origem. A Exposição fica em cartaz até o dia 6 de janeiro, na Paróquia São José da Lagoa, no Rio de Janeiro (RJ). A entrada é franca.

História dos presépios

Uma das primeiras representações de Maria com o menino Jesus nos braços foi encontrada em um mural pintado nas Catacumbas de Priscila, em Roma (Itália), e data do século III d.C. Pelos séculos, a imagem da Madonna (Maria com o menino) inspirou artistas e foi recriada em ícones bizantinos, pinturas renascentistas e diferentes escolas de arte sacra.

O primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis no Natal de 1223. O intuito do frade católico era explicar as pessoas mais simples o significado e como foi o nascimento de Jesus Cristo. No século XVIII, a tradição de montar o presépio, dentro das casas das famílias, se popularizou pela Europa e, logo em seguida, por outras regiões do mundo. Desde então, todos os anos, as pessoas montam seus presépios mantendo uma das mais importantes tradições natalinas.

 

SERVIÇO

Exposição Deus Habita na Cidade

Data: Até 6 de janeiro, das 8h às 20h.

Local: Paróquia São José da Lagoa

Endereço: Avenida Borges de Medeiros, 2.735 – Lagoa (Rio de Janeiro/RJ)

 

Fonte: Centro Loyola de Fé e Cultura da PUC-Rio (Rio de Janeiro/RJ)

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários