Exposição fotográfica aborda invisibilidade social

A exposição A Invisibilidade Social em Causos Fotografados, proposta pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Antônio Vieira, trouxe à tona a utilização das tecnologias digitais de maneira crítica, significativa e ética, exercendo o protagonismo autoral dos estudantes. A mostra, que ficou em cartaz de 11 a 23 de julho, contemplou o escopo de atividades do Movimento Direitos Humanos, que norteia as ações da série durante todo o ano letivo.

A proposta da exposição foi inspirada na obra Causos Fotografados, realizada pelo jornalista e fotógrafo, Rodrigo Fiusa Wanderley. “O autor chama a atenção para essa questão do mais simples, de fotografar o momento, guardar essa imagem e refletir sobre ela. Com isso, cada estudante pôde registrar em vários locais de Salvador (BA) seus sentimentos, pensamentos e reflexões sobre o que é de fato e quem são os cidadãos e os contextos invisíveis”, destacou a coordenadora pedagógica do 9ª ano, professora Vânia Virgens.

Sob orientação dos professores de Língua Portuguesa, os alunos tiveram como inspiração para os trabalhos fotográficos as discussões e reflexões sobre a Declaração dos Direitos Humanos e os valores presentes na Rede Jesuíta de Educação – RJE. “Essa foi uma oportunidade de fazer com que os alunos utilizassem o recurso fotográfico como uma ferramenta de denúncia de situações que precisam ser vistas pela sociedade e pelo poder público de forma diferenciada”, acrescentou a professora Soraia Sousa.

A estudante Mariana Rodrigues revela que aliar fotografia à poesia foi algo marcante. “A mostra foi interessante, pois não priorizou apenas o conceito artístico, como nos deu a possibilidade de uma visão social, algo que certamente é um diferencial que o Vieira nos proporciona”, afirmou.

Para o aluno Matheus Cunha, a exposição A Invisibilidade Social em Causos Fotografados fez com que ele enxergasse o mundo de uma outra maneira. “Foi uma experiência interessante, porque você passa a olhar de uma forma diferente as situações que normalmente passam despercebidas. Ficamos mais detalhistas e é um aprendizado para a vida”, completou.

 

Fonte: Colégio Antônio Vieira (Salvador/BA)

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários