O Serviço Família Acolhedora (SFA) realiza de 28 de março a 05 de abril, em Vitória (ES), a exposição fotográfica itinerante Olhos que Acolhem. Ao trazer cenas do cotidiano de crianças e adolescentes de acolhimentos no município, a mostra tem por objetivo sensibilizar e despertar nos visitantes o interesse em conhecer o acolhimento familiar. O Família Acolhedora é oferecido pela Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Assistência Social, e executado pela Fundação Fé e Alegria.
A exposição faz parte da campanha de divulgação do Serviço, iniciada em agosto de 2022, e que pretende torná-lo mais conhecido para, por meio da sensibilização, agregar famílias e parceiros. Ao falar sobre a importância do evento, o coordenador regional da Fundação Fé e Alegria no Espírito Santo, Vilmar Burzlaff, cita a máxima “uma imagem vale mais do que mil palavras”. “Toda a preparação e montagem da exposição foram realizadas com muito cuidado e zelo para entregar as melhores imagens aos munícipes. Só tenho gratidão às equipes envolvidas e aos parceiros”, comenta.
A fotógrafa Tatiana Pezzin, que captou as imagens para a exposição, espera mostrar em imagens os momentos vividos junto às crianças e aos adolescentes acolhidos e carrega consigo o desejo de transformar para melhor a vida de cada um deles. “‘Olhos que acolhem’ traz esperança para muitas crianças que buscam um lar e uma família que abrace cada coração que necessita de amor e afeto.”
Segundo Cristiane Bronzoni, coordenadora do SFA de Vitória, a exposição será um divisor de águas para o serviço, devido à visibilidade e à sensibilização de novas famílias acolhedoras. “Oferecer cuidado e afeto individualizados a uma criança ou a um adolescente fará toda a diferença na história de vida dele ou dela, e isso é o que nos move todos os dias”, ressalta.
A exposição acontece no Shopping Unique Mall, em Vitória, a partir do dia 28 de março, às 17h. E poderá ser vista até 05 de abril, das 9h às 19h, e, no sábado, das 9h às 12h. A abertura contará com a participação de autoridades, trabalhadores da assistência social, famílias acolhedoras e lideranças locais. Na ocasião, os visitantes poderão ainda assistir a uma apresentação cultural de crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Cajun do município de Vitória.
Sobre o Serviço Família Acolhedora
O Serviço Família Acolhedora (SFA) dedica-se a crianças e adolescentes afastados de seus lares por medida de proteção. Quando a família de origem está fragilizada para cuidar deles e protegê-los, ao invés de irem para o acolhimento institucional, eles ficam temporariamente na residência de uma família previamente cadastrada, até que a equipe técnica do Serviço, em conjunto com a justiça, faça os encaminhamentos necessários para o retorno ao lar de origem ou, então, para a adoção.
Podem se tornar uma família acolhedora pessoas acima de 25 anos, que residam no município de Vitória e estejam dispostas a oferecer cuidado, afeto e proteção. O acolhimento é temporário, feito voluntariamente, por meio de um Termo de Guarda Provisória, emitido pela autoridade judiciária para a família acolhedora cadastrada e capacitada para a função.
São acolhidos crianças e adolescentes, de zero a 18 anos incompletos, por meio de medida protetiva determinada judicialmente, quando esgotadas todas as possibilidades de estar com a família de origem. Durante o acolhimento no Serviço, a família acolhedora é responsável por assegurar os cuidados de saúde, educação e alimentação, além de proteger e proporcionar afeto à criança ou adolescente acolhido.
Conheça o Serviço Família Acolhedora Vitória pelo site www.familiaacolhedoravitoria.org ou ligue (27) 99742-9658 ou (27) 2142-8121.