Na próxima segunda-feira (23), às 19h30 (horário de Brasília), a Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje) e o Instituto Humanitas Unisinos (IHU) promovem a live Censo 2022 e a questão religiosa: primeiras impressões críticas. Recentemente, foram divulgados os resultados do Censo de 2022 sobre pertença religiosa no Brasil, revelando uma diminuição no número dos católicos, um aumento no dos evangélicos, assim como no número dos sem religião.
Os convidados do encontro são Brenda Carranza, professora de Antropologia da Religião na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Robson Sávio Reis Souza, professor adjunto do Departamento de Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e professor convidado da Faje; e Pe. Geraldo Luiz De Mori, SJ, professor no Departamento de Teologia da Faje e coordenador central de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa da Faculdade.
A live propõe uma reflexão sobre os dados do Censo, a partir não somente dos ritmos de crescimento ou de decrescimento de uma confissão religiosa, mas também do que eles revelam, quando pensamos nas denominações religiosas como respostas às demandas do indivíduo diante das mudanças sociais e culturais profundas em curso na sociedade contemporânea. Ou seja, cabe perguntar até que ponto a fé cristã – evangélica ou católica – ainda dá sentido e tem relevância para a sociedade brasileira?
Assista no canal da Faje no YouTube. A atividade é gratuita: